spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Lona Cultural de Itaipuaçu é inaugurada e recebe o nome da Madrinha do Samba Beth Carvalho

spot_imgspot_img

Mais lidas

Fotos: Ruy Machado

O mais novo espaço de cultura e arte de Itaipuaçu, inaugurado na noite desta sexta-feira (24) na esquina da Rua 36 com a Av. Zumbi dos Palmares (antiga Av. 1), no Barroco, receberá o nome de uma ilustre veranista de Maricá: a Madrinha do Samba Beth Carvalho.

“É uma homenagem importante com alguém que guarda um vínculo afetivo importante com Maricá. Beth tinha casa no município e a gente quer fazer essa primeira homenagem a ela porque ela foi uma figura muito emblemática. Esse é um espaço da música, do samba, e ter a Beth como protagonista dessa Lona, para nós, é uma grande saudação e homenagem a alguém que dedicou a vida às causas populares”, anunciou o prefeito Fabiano Horta.

Segundo a Secretaria, o objetivo das lonas é descentralizar as atividades culturais da cidade, levando para os bairros espetáculos de música e teatro normalmente apresentados no Cinema Henfil, no Centro. Horta falou das outras lonas que virão. “É importante a descentralização da cultura no município. A gente vai estar inaugurando um conjunto de Lonas Culturais, sendo três em um primeiro momento (Itaipuaçu, Barra e Inoã). Estamos estabelecendo um processo para ampliar esse projeto para a cidade toda. O objetivo é que elas estejam nas periferias. Estamos trabalhando com um grande projeto de inserção de centros periféricos de cultura que serão instalados em todo o município”, explicou.

“É um aparelho para a arte, um local para o encontro de pessoas, para o lazer. Isso tem um poder grande de transformação da juventude, de fomento daquilo que é mais virtuoso em um humano que é a dimensão da alma falar, e a arte fala com o ser humano. A cultura é um elemento transformador da vida, da maior humanização do ser humano e da percepção que a brutalidade da alma pode ser domada e, muito pelo contrário, ela pode ser construída a partir de outro paradigma que tem a ver com a manifestação da alma”, completou o chefe do Poder Executivo municipal.

Aldair de Linda, presidente da Câmara Municipal de Maricá e morador de Itaipuaçu, comentou a relevância da entrega do equipamento para a cultura local. “Muito importante a inauguração desse aparelho. Aqui em Itaipuaçu, apesar de termos várias frentes de obras, temos poucas condições de cultura para os jovens se reunirem. A Lona Cultural é muito importante para os artistas do município se apresentarem aqui. A localidade tem vários artistas que vão para outros municípios por não encontrarem as condições aqui, e agora tem. Será uma oportunidade das pessoas mostrarem seu talento”, afirmou.

O ator Perceu Silva estava com as emoções a flor da pele. “Estou emocionado. É um sonho realizado, anos trabalhando com arte na cidade e hoje temos a Lona Cultural de Itaipuaçu, teremos em Inoã, na Barra de Maricá e, futuramente, também em Ponta Negra. Serão diversas atividades de arte, com a população assistindo espetáculos, participando de oficinas”, disse. Ele aproveitou para convocar os colegas da arte. “Artistas de Itaipuaçu, venham. Quem trabalha com teatro, dança, música, pode vir, tem espaço para a gente”, concluiu.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img