spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Lona Cultural Marielle Franco recebe seminário da Mulher Negra-Latina-Americana e Caribenha

spot_imgspot_img

Mais lidas

Um evento que faz jus ao nome do local onde acontecerá; o primeiro seminário do Dia Internacional da Mulher Negra-Latina-Americana e Caribenha de Maricá, que acontece na próxima quinta-feira (25/07), será realizado na Lona Cultural Marielle Franco, que tinha uma carreira política voltada em defesa das mulheres, sobretudo as negras e mais pobres e dos direitos humanos.

O evento terá início a partir das 14h e vai contar com palestras e apresentações culturais que abordam temas relacionados ao pertencimento e ao orgulho da cultura negra, tendo como foco a mulher.

De acordo com a coordenadora de Políticas Públicas para Igualdade Racial, Luciane Vieira, a ideia é fortalecer cada vez mais a data como um importante dia de luta contra a discriminação racial no âmbito geral, que perpassa pela história de vida da mulher negra.

“A mulher negra e mãe sofre mais com o extermínio da juventude negra, uma vez que a cada 23 minutos um jovem negro é assassinado no Brasil. A mulher negra trabalhadora recebe até 80% menos do que um homem branco, e até 30% menos que a mulher branca, mesmo exercendo as mesmas funções e tendo as mesmas qualificações profissionais. A mulher negra que precisa de atendimento médico ainda é menos tocada que a branca, e recebe um menor tempo de consulta… Enfim, o poder público municipal tem a finalidade de desenvolver políticas públicas e ações afirmativas que busquem sempre diminuir, ao máximo, estas diferenças”, declarou Luciane.

O 1° seminário do Dia Internacional da Mulher Negra-Latina-Americana e Caribenha é uma realização da Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e da Mulher, e das Coordenadorias de Políticas Públicas para Mulheres, e Políticas Públicas para Igualdade Racial.

Confira a programação completa:

14h – Abertura
Priscila de Oliveira (Ativista Cultural)
Sons, Ritmos e Emoção – Grupo Puro Dendê

14h30 – Mesa 1
Juventude, Atitude e Identidade Preta
Intervenção: RUASIA

Palestrantes: Yeza Aguiar (Presidente da UMES), Larissa da Silva Perciliano (Estudante de Turismo/Diretora da Unegro – Maricá)

Mediadora: Marlézia Alves

Documentário: É doer a alma

15h40 – Apresentação Musical

15h50 – Mesa 2
Necropolítica e suas estratégias de enfrentamento

Palestrantes: Drª. Luciene Mourão (Vice-Presidente da OAB – Maricá), Mônica Custódio (Conselheira do CEDINE, Secretária Nacional de Igualdade Racial da CTB)

Mediadora: Sandra Gurgel

Narrativas Griots: Sandra Gurgel (Professora), Patrícia Custódio (Ativista do Movimento Negro e Griot)

17h10 – Mesa 3
Perspectiva

Palestrante: Miriam Alves (Assistente Social e escritora), Valéria Neves (Escritora, atriz e enfermeira)

Mediadora: Sely Cristina

Serviço
1° seminário do Dia Internacional da Mulher Nerga-Latina-Americana e Caribenha
Local: Lona Culural Marielle Franco
Endereço: Rua João Frejat – Barra de Maricá
Horário: 14h

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img