spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #72

spot_img
spot_imgspot_img

Lucas Chumbo, surfista de Saquarema, desembarca no Amapá em busca das “novas pororocas”

spot_imgspot_img

Mais lidas

O carioca Lucas Chumbo, atual campeão do Nazaré Tow Surfing Challenge, em fevereiro de 2022 e dezembro de 2021, e vice-campeão na categoria “maior onda remada” do “Oscar” das Ondas Gigantes, em 2022, chegou ao Amapá na última segunda-feira (20/03) para realizar um dos seus sonhos de atleta: surfar uma pororoca.

Lucas Chumbo é de Saquarema e é irmão do Chumbinho, de apenas 22 anos, que venceu a etapa de Supertubos no WSL Championship Tour na última terça-feira (14/03), em Peniche, Portugal.

Após a descoberta de 12 locais com pororocas na costa do Amapá, surfistas do mundo inteiro voltaram a despertar interesse em surfar o fenômeno natural que acontece a partir do encontro das águas de rios da Amazônia com o Oceano Atlântico.

Lucas Chumbo com equipe do Grupo Tático Aéreo do Amapá - GTA, no distrito do Bailique — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Lucas Chumbo com equipe do Grupo Tático Aéreo do Amapá – GTA, no distrito do Bailique — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Para chegar até uma das localidades onde acontece o fenômeno, Chumbo e o big rider e campeão Mundial Marcos Monteiro foram até o Distrito do Bailique, região que fica distante 145 km da capital Macapá. O local é de difícil acesso e para chegar é necessário o uso de embarcações ou aeronaves, já que não possui acesso terrestre.

Para tentar pegar a onda, os atletas ficarão no Amapá até o dia 22 de março, na “caça” da pororoca, que costuma acontecer apenas uma vez ao dia.

O que é uma “pororoca”?

A pororoca é uma corrente oceânica que entra em embate com a corrente amazônica e no momento que essa pressão o ocorre, conjuntamente com as luas novas e cheias, a corrente avança uma sob a outra.

*Estagiário sob a supervisão de Raquel Morais

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img