spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Macaé: 70% dos novos casos de Covid-19 são de pessoas com menos de 45 anos

spot_imgspot_img

Mais lidas

Macaé registrou um aumento de casos da Covid-19 e consequente agravamento do quadro clínico dos novos pacientes infectados pelo coronavírus. Segundo a secretaria de Saúde, 70% desses novos casos são pessoas abaixo dos 45 anos.

Os números atuais representam um novo perfil da doença, que se manifesta com maior poder de contágio e rapidez no agravamento dos sintomas em pacientes sem comorbidades e fora do grupo de risco definido inicialmente na pandemia.

“Vivemos uma situação diferente do início da pandemia, no ano passado. Hoje, a doença evolui de forma mais rápida, aumentando a ocupação de leitos de UTI e também o número de óbitos”, alerta o secretário adjunto de Atenção Básica, Luiz Carlos Braga.

Esse novo perfil do vírus é identificado nos números atualizados pelo Centro de Triagem ao Paciente do Coronavírus que nos últimos dias dobrou o número de atendimentos e de testes realizados em pacientes com sintomas. O índice de diagnóstico positivo entre as pessoas atendidas pelo Centro de Triagem chega a 50%.

“Há o crescimento no percentual de pacientes com diagnóstico confirmado que logo evoluem rapidamente para internação. E 70% desses novos casos são pessoas abaixo dos 45 anos”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Lisa Chagas, da Secretaria de Saúde.

Essa nova etapa da pandemia é marcada também por severidade no quadro clínico dos pacientes graves, o que mantém a taxa de ocupação dos leitos de CTI na média de ocupação em 70%. A consequência dessa evolução é o crescimento dos casos de óbitos.

Em pronunciamento na rede social, realizado na noite de quarta-feira (17), o prefeito Welberth Rezende reforçou que o governo enfrenta um cenário preocupante.

“Estamos diante da maior crise sanitária segundo a Fiocruz. Mas temos estrutura para atender a nossa população e já definimos medidas para enfrentar essa nova fase”, afirmou o prefeito.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img