Moradores do bairro Largo da Ideia, em São Gonçalo, a partir de agora vão receber água tratada em suas casas e pela primeira vez. Graças a uma obra realizada pela concessionária Águas do Rio, que implantou cerca de 17 quilômetros de rede de distribuição, que foi também ampliada.. A iniciativa vai beneficiar 4,5 mil pessoas que até então, compravam água em galões ou de caminhões-pipa.
Unidades de públicas de saúde e escolas municipais também serão beneficiadas. Como a Unidade de Saúde da Família do bairro e o Colégio Estadual Armando de Sá Couto foram os primeiros impactados com as frentes de trabalho. Segundo a concessionária, a escolha destes locais é porque atendem pacientes e estudantes de toda a região, respectivamente. Agora, a empresa começa a conectar as instalações de água dos imóveis da região à nova rede de abastecimento.
“Implantamos 4,3 quilômetros de adutora, ou seja, uma tubulação de grande diâmetro, ligando São Gonçalo até o distrito de Cabuçu, em Itaboraí. Além disso, também fizemos extensões de rede no Largo da Ideia. Hoje começamos a realizar as primeiras ligações de água, e a partir de segunda-feira nossos profissionais do Programa Vem Com a Gente estarão nas ruas para fazer as conexões com os imóveis”, explicou Diógenes Lyra, diretor da Águas do Rio.
O bairro é a última parada antes de chegar ao município de Itaboraí. A obra é considerada pela empresa muito importante para o processo de universalização do serviço de abastecimento de água.
“É um marco que precisa ser comemorado. Levar água tratada para este bairro representa muito para a comunidade, além de ir ao encontro do nosso propósito. Estamos dando uma nova perspectiva para que moradores não precisem mais conviver com o desconforto e alto custo para obter água. Chegou a hora de essas pessoas terem mais saúde e qualidade de vida”, afirmou Sinval Andrade, diretor institucional da Águas do Rio.