spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Mais de 50 mil inscritos no concurso da Guarda Municipal de Niterói

spot_imgspot_img

Mais lidas

Divulgação

O concurso com 142 vagas para a Guarda Municipal de Niterói, que encerrou o período de inscrição no último domingo (31), teve 51.113 inscritos. Os candidatos disputarão uma vaga para remuneração inicial de R$ 2.881,27. É o segundo concurso que a Guarda realiza em cinco anos e, este ano, a novidade é que 15 vagas serão específicas para portadores de deficiência. A primeira prova será realizada no dia 28 de abril e a banca organizadora é o Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Selecon).

A Guarda de Niterói conta hoje com um efetivo de 572 agentes, que passam periodicamente por cursos de reciclagem e de especialização em diversas áreas, desde treinamento físico a técnicas diferenciadas de abordagem.

“Os candidatos ao concurso devem aproveitar o tempo que possuem, até o dia 28 de abril, para estudarem com foco nas disciplinas da prova e seus conteúdos programáticos inclusos no edital. Lembrando que a segunda etapa do concurso, prevista para o dia 26 de maio, será composta do Exame Antropométrico e da Prova de Capacidade Física, e só participarão os candidatos aprovados na primeira etapa que alcancem a classificação de até cinco vezes o número de vagas disponibilizadas para o cargo,” ressalta Gilson Chagas, secretário de Ordem Pública de Niterói.

No Exame Antropométrico, os candidatos deverão apresentar a altura mínima exigida em edital diferenciada para cada sexo (mulher 1,60m e homem 1,70m).

O secretário destaca ainda que a Prova de Capacidade Física exigirá dos candidatos desempenho satisfatório em cada exame previsto no edital, o que pressupõe que o condicionamento físico esteja bem trabalhado por cada um. Ele aconselha que os candidatos comecem a trabalhar o preparo físico, com base nos exames que compõe a prova e que estão bem detalhados no edital.

“Todas as exigências das avaliações previstas no concurso estão relacionadas às atribuições do cargo. Para o exercício do cargo de guarda municipal é necessário que o candidato apresente conhecimento específico das disciplinas propostas para a prova objetiva, além de preparo físico, equilíbrio psicológico, condições de saúde satisfatórias e conduta social ilibada, a fim de que, caso venha a fazer parte do quadro efetivo da GCM-Niterói, possa prestar o melhor serviço à população da nossa cidade, que é o maior objetivo da Prefeitura com a realização deste concurso”, orienta Gilson Chagas.

Edital – De acordo com o edital, serão cinco etapas, com provas de conhecimentos, exame antropométrico e prova de capacidade física, exame psicotécnico, exame médico e investigação social e documental. A primeira fase, uma prova de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa, conhecimentos Básicos de Direito e de Informática e conhecimentos sobre Niterói.

Os candidatos para concorrer devem ter nacionalidade brasileira ou portuguesa, de acordo com parâmetros constantes da legislação vigente; estar no exercício dos direitos civis e políticos e quite com as obrigações militares e eleitorais; possuir como grau de escolaridade o ensino médio completo até a data da posse; ter, no mínimo, a idade de 18 (dezoito) anos completos na data da posse; não possuir contra si decisão judicial em ação penal, com trânsito em julgado, incompatível com o exercício do cargo; possuir idoneidade moral; ser aprovado em todas as fases do Concurso Público.

Todos os aprovados deverão participar de Curso de Formação Profissional, de acordo com a Matriz Curricular Nacional para formação de Guardas, do Ministério de Segurança Pública, parte integrante do estágio probatório do ingressante, com duração prevista de três meses e exigências de desempenho e de frequência.

Mais informações sobre o concurso no Diário Oficial do Município ou no site www.selecon.org.br.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img