Mais um caso suspeito de Coronavírus em Maricá é descartado

O diagnóstico laboratorial de casos suspeitos do novo coronavírus é realizado pelo Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) | Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou, no final da tarde desta quarta-feira (11), que mais um caso suspeito de Covid-19, o novo Coronavírus, em Maricá foi descartado. Com isso, apenas um caso segue monitorado por suspeição da doença. Nenhum caso confirmado envolve moradores da cidade.

LEIA MAIS: Rio confirma transmissão local por coronavírus

Em todo o estado, há 13 casos confirmados de coronavírus e 88 suspeitos monitorados. Uma das confirmações envolve um paciente de Niterói, enquanto ainda há outros 13 suspeitos na cidade. A situação de São Gonçalo é semelhante à de Maricá, com apenas um suspeito.

Também nesta quarta-feira (11), foi publicado o Decreto 46.966, que dispõe sobre medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública. A medida segue texto da Lei 13.979, do Governo Federal, que prevê medidas que poderão ser adotadas para combater a doença.

“O decreto tem o objetivo de dar a Secretaria de Estado de Saúde mais agilidade no enfrentamento da crise, inclusive na compra de insumos, aluguel de equipamentos e construção de novos leitos. Não há novidades no decreto. Na verdade, ele até repete alguns aspectos da legislação que já existe”, explicou o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos.

Entre as regras que poderão ser adotadas em casos suspeitos, o decreto prevê: isolamento; quarentena; exames médicos; testes laboratoriais; coleta de amostras clínicas; vacinação e outras medidas profiláticas; tratamentos médicos específicos; estudo ou investigação epidemiológica; exumação, necropsia, cremação e manejo de cadáver. Há ainda a possibilidade de requisição de bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, hipótese em que será garantido o pagamento posterior de indenização justa.

Notícias Relacionadas

 

 

 

 

 

 

 

ID do anuncio invalido ou não publicado.