spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Maricá: 90% da população vacinável já recebeu duas doses de vacina contra Covid-19

spot_imgspot_img

Mais lidas

Mais de 127 mil pessoas já estão com esquema vacinal completo contra a Covid-19 em Maricá. O número reflete que 90% da população vacinável – ou seja, acima dos 12 anos – já recebeu as duas doses (ou dose única) contra o Coronavírus.

De acordo com a Secretaria de Saúde, mais de 35 mil pessoas já receberam, também, a dose de reforço, popularmente conhecida como “terceira dose”. Podem receber a dose maiores de 18 anos que tenham recebido a segunda dose ou dose única há pelo menos quatro meses.

“O alto percentual de vacinação está garantindo mais proteção contra os casos graves. E estudos indicam que a dose de reforço protege ainda mais contra o vírus, por isso é fundamental que quem esteja dentro do prazo receba a dose complementar para ficar ainda mais seguro”, lembrou a secretária de Saúde de Maricá, Solange Oliveira.

A titular da pasta também lembrou que seguem necessárias as medidas de prevenção contra a Covid-19. “A pandemia ainda não acabou e uma nova cepa está circulando pelo Estado do Rio. Por isso, devemos ficar atentos e vigilantes. É importante continuar mantendo o distanciamento social, higienizar de forma constante as mãos e usar máscara (cobrindo nariz e boca) sempre que sair de casa”, concluiu.

“Quarta dose” – A cidade está aplicando a “dose extra” em imunossuprimidos que já tenham recebido a dose de reforço (“terceira dose”) há pelo menos quatro meses, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

A Secretaria de Saúde informou, também, que a cidade segue aplicando a segunda dose, com intervalo reduzido para 21 dias na vacina da Pfizer e oito semanas para a AstraZeneca, e repescagem com a primeira dose para todos acima de 12 anos.

A vacina está sendo aplicada de segunda à sexta-feira, das 09h às 16h, nos locais de vacinação em unidades de saúde da família espalhadas pelos quatro distritos da cidade.

Confira os locais de vacinação:
• USF Central – Rua Clímaco Pereira, 241, Centro.
• USF Jardim Atlântico – Rua 36, lote 01, quadra 206. Loteamento Jardim Atlântico, Itaipuaçu.
• USF Chácaras de Inoã – Rodovia Amaral Peixoto, km 16 (ao lado do Polo Mania), Inoã.
• USF Marinelândia – Rua Nove, Quadra 15, Cordeirinho.
• USF Barroco – Rua Getúlio Vargas (antiga Rua 2), lote 13, quadra 4, casa 2, Itaipuaçu.
• USF Mumbuca – Rua Hipólito de Abreu Rangel, s/n.
• USF Ponta Negra – Alcebiades Teodoro Pereira, s/n.
• USF São José 2 – Estrada da Cachoeira, s/n, São José do Imbassaí.
• USF Inoã 2 – Rodovia Amaral Peixoto, km 14, s/n, (ao lado do DPO).
• USF Barra – Rua Ênani Manoel Soares, s/n, Barra de Maricá.
• USF Ponta Grossa – Rua Irineu Ferreira Pinto, s/n.

Documentos necessários para vacinação:
• Primeira dose:
– Adultos: documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência.
– Adolescentes: documento de identidade ou certidão de nascimento.

• Segunda dose:
– Adultos: documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e comprovante de vacinação.
– Adolescentes: documento de identidade ou certidão de nascimento e comprovante de vacinação.

• Dose de reforço (“terceira dose”):
Maiores de 18 anos devem apresentar um documento de identificação com foto, CPF e os comprovantes de vacinação e residência. Idosos acamados e pessoas com dificuldade severa de locomoção podem agendar a vacinação em casa. Basta entrar em contato com a unidade de saúde de referência.

• Dose extra (“quarta dose”):
imunossuprimidos acima de 18 anos devem apresentar um documento de identificação com foto, CPF e os comprovantes de vacinação e residência, além de um laudo médico atualizado comprovando a condição de saúde.

Poderão se vacinar pessoas com imunodeficiência primária grave, em tratamento de quimioterapia, transplantados de órgão sólido ou de células tronco, pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 céls/mm3; pacientes em hemodiálise ou com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias).

Também estão na lista as pessoas que fazem uso de corticoides em doses maior ou igual que 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais que 14 dias ou uso de drogas modificadoras da resposta imune, conforme lista abaixo:

Metotrexato; Leflunomida; Micofenalato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida; Ciclosporina; Tacrolimus; 6-mercaptopurina; Biologicos em geral (infliximabe, etanececept, humira, Adalimumabe, Tocilizumabe, Canakinumabe, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacepte, Secukinumabe, Ustekinumabe); Indicadores da JAK (Tofacitinibe, Baracitinibe e Upadacitinibe).

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img