Maricá aplica vacinas para pessoas com deficiência e comorbidades

Foto: Vinícius Manhães / PMMM

Maricá iniciou nesta quarta-feira (28/04) a vacinação para pessoas a partir de 59 anos com deficiência ou com as comorbidades que constam do Plano Nacional de Vacinação – doença renal crônica, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, diabetes, hipertensão arterial grave, pneumopatias crônicas graves, anemia falciforme, câncer e obesidade mórbida (IMC≥40), entre outras.

Todos os dez locais de imunização estão aplicando a primeira dose para este público no mesmo horário da vacinação geral.

Quem for se vacinar deve apresentar laudo ou receita médica para comprovar a necessidade especial.

De acordo com a Coordenadoria de Imunização, a procura por parte deste público foi bem pequena no primeiro dia, que foi voltado para as mulheres. Um exemplo foram os dois locais de vacinação do Centro da cidade (Aeroporto e posto de Saúde da Família Central), onde não havia filas de espera e quem chegava era logo vacinado.

A vacina aplicada nesta etapa é a da Oxford AstraZeneca, cujo intervalo entre as doses é de 8 a 12 semanas. Nesta quinta-feira (29), a faixa etária para deficiência e comorbidades também foi dos 59 anos em diante para os homens.

Notícias Relacionadas