Leia a nossa última edição #73

spot_img
spot_imgspot_img

Maricá: ‘Cartão Mumbuca’ vira livro de pesquisadores da UFF

spot_imgspot_img

Mais lidas

Com 91.487 beneficiários que recebem 230 mumbucas (R$ 230) por mês e sendo a maior política pública de distribuição de renda da história de Maricá, o Renda Básica de Cidadania (o popular ‘Cartão Mumbuca’) virou livro. Após estudos de pesquisadores da Universidade Federal Fluminense (UFF), os dados captados e a análise dessas informações serão divulgados em uma obra editada pela Cortez Editora.

O livro traz os impactos do programa na vida dos cidadãos e na economia maricaense. Em parceria com o Jain Family Institute (JFI), uma instituição de pesquisa aplicada sem fins lucrativos, sediada em Nova Iorque (EUA), os pesquisadores vêm desde 2019 estudando o RBC.

O lançamento do livro, intitulado “Renda Básica e Economia Solidária: o exemplo de Maricá”, será lançado no dia 28 de março de 2024, às 19h, na livraria Travessa de Ipanema, no Rio de Janeiro.

Dividida em três partes e seis capítulos, a publicação visa traduzir, em linguagem acessível e objetiva, os impactos dessas políticas de transferência de renda – entendidas como parte de um conjunto mais amplo de políticas de Economia Solidária – a partir de diversos ângulos, desde a criação, passando pelo papel da moeda mumbuca e do banco comunitário de mesmo nome, compreendendo a visão dos gestores públicos e dos cidadãos maricaenses e, por fim, os efeitos no mercado de trabalho e no nível de participação eleitoral no município.

As avaliações preliminares do estudo buscam responder três perguntas presentes no livro: o que são o Programa Renda Básica de Cidadania e as políticas de economia solidária? O que a população pensa sobre essas políticas? E quais os impactos econômicos e políticos delas?

O livro é uma análise abrangente das experiências adotadas em Maricá, que além de uma das mais importantes políticas de renda básica do mundo, combina também arranjos de economia solidária e garantia de renda para a população. A publicação integra a coleção Renda Básica em Debate, lançada pela Rede Brasileira de Renda Básica (RBRB) em parceria com a Open Society Foundations.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img