spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

“Maricá Cidade do Samba e das Utopias”: compra da casa de Beth Carvalho é assinada

spot_imgspot_img

Mais lidas

Foi assinada nesta terça (22) a compra da casa da grande madrinha do samba Beth Carvalho, que fica em Cordeirinho, pela Prefeitura de Maricá através da Companhia de Desenvolvimento de Maricá. No local, vai funcionar a Casa do Samba, projeto que já havia sido anunciado em julho de 2019. O local será batizado com o nome da cantora.

A cerimônia de assinatura foi fechada e aconteceu na Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). Além da filha da cantora, Luana Carvalho, e do prefeito de Maricá, Fabiano Horta, também estiveram presentes o vice-prefeito, Diego Zeidan, o presidente da Codemar, Olavo Noleto, e os secretários de Cultura, Sady Bianchin, e de Turismo, Robson Dutra.

“A ideia é a gente conseguir resgatar o sentido de unidade coletiva e sonhos coletivos. Sonhos que não se amarrem por lógicas que se vinculem à ganho e perda monetária, mas a valores, juízos civilizatórios que se inter-relacionam a solidariedade, humanidade”, afirmou o prefeito Fabiano Horta.

Para o chefe do Executivo municipal, Beth Carvalho e Darcy Ribeiro (outro homenageado no projeto “Maricá: Cidade do Samba e das Utopias”) são figuras que precisam renascer na sociedade. “A mim, ficou a pergunta: onde estão as pessoas como Beth Carvalho e Darcy Ribeiro na nossa sociedade? Onde está esse sentido de personalidades que traduzem a união de pessoas para além das suas visões de mundo?”, disse.

“A Beth representa um legado do povo brasileiro, da essência do povo brasileiro. E como nossos artistas, nossos cantores, representavam isso para a sociedade para além das nossas diferenças. É preciso fazer isso renascer nas pessoas, que a gente se ‘reenxergue’ como um todo”, completou Fabiano.

Em 2019, quando aconteceu o lançamento do projeto, Luana Carvalho conversou com o ErreJota Notícias e opinou sobre o projeto. “A ideia de transformar a casa em um espaço do samba e do samba estar sendo representado em Maricá por ela, e principalmente a casa da minha mãe ao projeto, é uma ideia incrível. É uma coisa que ela chegou a saber e queria que acontecesse”, disse, à época.

“Ela estaria muito feliz – ou talvez esteja, aonde ela estiver – ao saber que será algo unido com a casa do Darcy Ribeiro. Nesse momento de Brasil, e pela amizade que ela e Darcy tiveram, pela ideologia tão fundido dos dois, é muito lindo que esse projeto possa acontecer”, comentou Luana, ao lembrar da amizade da mãe com o antropólogo.

Ao encerrar a cerimônia, os participantes entoaram, à capela, a música “O que é, o que é”, composta por Gonzaguinha, mas que também foi interpretada e fez muito sucesso na voz de Beth Carvalho.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img