Uma operação conjunta foi realizada na sexta-feira (19) para a demolição de construções irregulares localizadas na faixa marginal de proteção ambiental do Rio Itaocaia, em Itaipuaçu.
A ação faz parte do Reintegra Maricá, programa que recupera áreas públicas ocupadas irregularmente, com o objetivo de utilizá-las em projetos para a população local.
Durante a operação feita no entorno da Rua 07 (loteamento São Bento da Lagoa), um muro foi derrubado, outras construções foram demolidas e as famílias de imóveis irregulares ocupados foram notificadas por equipes de fiscalização da Secretaria de Urbanismo. Além disso, um cadastro foi feito para identificar os moradores, buscando inseri-los nos programas sociais de habitação e oferecendo suporte às pessoas que precisem deixar as residências.
A operação desta sexta-feira (19) foi uma parceria entre as secretarias de Urbanismo, Cidade Sustentável, Habitação e Assentamentos Humanos, a autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), Guarda Municipal, além de agentes de fiscalização do Parque Estadual da Serra da Tiririca (PESET), policiais do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) e a Polícia Ambiental.
As denúncias sobre construções irregulares podem ser feitas, de forma anônima, à Secretaria de Urbanismo. Para denúncias relativas aos distritos do Centro e Ponta Negra, o contato deve ser feito pelo número (21) 3731-9777 ou pelo e-mail maricafiscalizacaourb@gmail.com. Já para denúncias de obras ilegais nos distritos de Inoã e Itaipuaçu, deverá ser encaminhada mensagem pelo aplicativo WhatsApp para o número (21) 97259-9213 ou, ainda, enviar para o e-mail: itaipuacufiscalizacaourb@gmail.com.