spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Maricá dá exemplo de economia social e sustentável

spot_imgspot_img

Mais lidas

“Economia circular para um desenvolvimento econômico social e sustentável” foi a pauta de um seminário realizado nesta quinta (14). O evento teve como intuito de levar o modelo econômico de Maricá para o Brasil, tendo como pauta principal do debate os benefícios sociais.

Cine Henfil – centro de Maricá

O prefeito Fabiano Horta abriu o evento, e em seguida, o jornalista Pedro Doria (O Globo) foi mediador do debate, cujos participantes foram a ex-ministra de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello; o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), Olavo Noleto; e o economista e pesquisador do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri), Gabriel Galípolo.

Em pauta estiveram temas como a Moeda Social Mumbuca, que inspirou iniciativas semelhantes em Niterói, Cabo Frio, e Saquarema. Outra questão é a tarifa zero em Maricá, antes dos royalties do petróleo, Maricá já vinha com os famosos “vermelhinhos”, hoje com uma frota de 115 ônibus.

Estas ações ganharam impulso com a entrada dos recursos oriundos da exploração de petróleo nos cofres de Maricá. 

“Os principais exemplos que Maricá está dando pro Brasil, é em investimento em benefício social e na educação, como vem sendo feito, com os recursos dos royalties de petróleo. Essa é uma economia que está em transição. E essa consciência que tá saindo de uma lógica de matriz energética com emissão de carbono e deve ir pro futuro. Então, essa consciência de saber constituir esses recursos para serem invertidos e construídos para uma nova economia, eu acho que é um bom exemplo pro Brasil e pro mundo”, disse Gabriel Galípolo.

Maricá também investe na formação de futuros profissionais pelo programa Passaporte Universitário, que financia bolsas de estudo integrais a mais de cinco mil estudantes em instituições de ensino superior privadas.

A expectativa com o debate foi expor a cidade de forma a trazer para Maricá novos investimentos privados. “Nós esperamos que aquelas pessoas, que aqueles grupos empresariais vejam em Maricá justamente essa expectativa, um lugar saudável que o povo tem uma boa autoestima, e que a infraestrutura está boa. E que a cidade está disposta a receber essas pessoas”, reafirmou Olavo Noleto, presidente da CODEMAR.

“É um ciclo permanente essa busca de economia circular. Trouxemos gente de fora para trocar impressões e perceber que esse ciclo de Maricá que está em construção, guarda elementos claramente consolidados, no sentido muito claro de inclusão social como valor fundamental de construção.”, destacou o prefeito de Maricá Fabiano Horta.

“Esse debate que está se sedimentando no universo nacional – muito bem aqui colocado pelo Gabriel – dessa falsa dicotomia entre desenvolvimento econômico e redução de desigualdade social e são hiperativos que caminham juntos sinergicamente, romper esse ciclo, romper essa barreira esses estigmas”, completou Horta. 

O evento foi aberto ao público e pode ser reassistido através dos canais digitais do jornal O Globo e da Prefeitura de Maricá.

*Por Jussiara Souza, estagiária sob supervisão de Lucas Nunes

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img