Do dia 1° de junho até o dia 05, a Secretaria de Cidade Sustentável de Maricá, comemora a Semana Mundial do Meio Ambiente, evento que objetiva, principalmente, conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental. A programação este ano será híbrida, com apresentações através das mídias sociais da Prefeitura e com eventos presenciais.
Entre as atividades programadas para a data estão a exibição do vídeo “Eu Planto, Eu Preservo”, que propõe uma reflexão sobre assuntos como conservação de florestas e a importância de semear e repor o que tiramos da natureza, além mutirão de limpeza de vegetação exótica invasora, garantindo um ambiente ecologicamente equilibrado e preservando a biodiversidade e a vegetação nativa.
“Diante deste cenário pandêmico a secretaria da Cidade Sustentável irá realizar a Semana do Meio Ambiente com atividades restritas, divulgando uma série de vídeos com exemplos de boas práticas ambientais no nosso município para que possamos inspirar pessoas a refletirem sobre a importância de contribuir para um meio ambiente ecologicamente equilibrado”, comentou o secretário de Cidade Sustentável, Helter Ferreira.
Importante palco sustentável do Estado, a cidade de Maricá possui atualmente 61% de área de preservação municipal e estadual (parte em regeneração) em seu território. Em 2019, a Prefeitura de Maricá criou quatro unidades de conservação no município para garantir a preservação desses locais, que sozinhas somam um terço do território do município.
As unidades de conservação estão instaladas no bairro do Espraiado, contam com vários atrativos para os visitantes, como o Ecomuseu Bertha Lutz e o Circuito Ecológico Caminhos de Maricá. No entanto, com a pandemia da Covid-19, as caminhadas foram e o museu está fechado para visitação. Medida adotada pelo município visando reduzir a circulação da doença na cidade.
Outros exemplos que tornam a cidade uma referência sustentável são os inúmeros projetos realizados pela Secretaria de Cidade Sustentável , como o Programa Maricá + Verde, que foi criado em 2014 com o objetivo de distribuir e incentivar os moradores a plantarem mudas de árvores nativas da Mata Atlântica. Ao todo, em seis anos, foram distribuídas mais de 30.000 mudas.
A Secretaria está à frente ainda de mais outros projetos como Florestas do Amanhã, da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade – SEAS, que propõe o plantio em unidades de conservação estaduais e municipais do Estado, para regeneração e prestação de serviços ambientais, como produção de água, regulação de clima e controle da erosão. O projeto beneficiará as localidades da Serra da Tiririca e outros locais onde a secretaria já realiza o levantamento de áreas públicas para fins de reflorestamento.
O projeto Ubatiba Vivo, prevê o reflorestamento de oitenta hectares na bacia do Rio Ubatiba com monitoramento e manutenção pelo período de 6 anos, além da inclusão da comunidade local nas atividades. Já o projeto Orla Viva, visa a manutenção, recuperação e implantação de ilhas de vegetação de restinga nos limites da Orla de Jaconé a Itaipuaçu, a fim de proteger o habitat da Lagartixa-da-areia (Liolaemus Lutzae).
Além destes, a secretaria desenvolveu os projetos de Coleta Seletiva, Projeto Mofama (monitoramento da fauna de Maricá), cursos de Educação Ambiental direcionados à população local- em geral e estudantes- , projeto de trilhas de longo curso através da TransMaricá, incluindo o município no setor de ecoturismo e o Selo “Ecoatitude”, certificando proprietários e comércios inseridos nas unidades de conservação, incentivando-os a serem atuantes pela causa local, e estimulando o ecoturismo.
Programação da Semana Mundial do Meio Ambiente
01/06
Exibição através das mídias sociais da Prefeitura do vídeo “Eu Planto, Eu Preservo”, que propõe uma reflexão sobre assuntos como conservação de florestas e a importância de semear e repor o que tiramos da natureza.
09h – Manejo de vegetação exótica no túnel da antiga linha férrea Inoã-Calaboca. Haverá ainda um mutirão de limpeza removendo vegetação exótica invasora, garantindo um ambiente ecologicamente equilibrado e preservando a biodiversidade e a vegetação nativa da região.
02/06
Exibição, também através das mídias sociais da Prefeitura, do vídeo “Aprecie a Natureza, Animais em Risco!”.
03/06
Exibição do vídeo “Ações para conscientizar”, que tem como objetivo ser uma amostra de como pequenas ações ambientais são exemplos de conscientização ecológica, despertando uma relação de respeito e harmonia com a natureza no momento de separação do lixo, por exemplo.
04/06
Exibição do vídeo “Plantar, Colher e Alimentar”, nas redes sociais da Prefeitura.
9h – Instalação de placa informativa de conscientização ambiental próximo à Sacristia, em Ponta Negra.
05/06
9h- Distribuição de mudas do programa Maricá + Verde, na Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo)
– Circuito Ecológico Caminhos de Maricá / Local: Refúgio de Vida Silvestre no Espraiado
– Exibição do vídeo “Descarte Correto de Resíduos”, nas redes sociais da Prefeitura