Maricá é capital estadual do Mountain Bike XCO

A disputa da Taça Brasil de Mountain Bike XCO (Cross Country Olímpico) no último domingo (08/10) em Maricá elevou a cidade como a capital da modalidade no Estado do Rio. Pelo segundo ano consecutivo o mirante do Caju, local com uma vista privilegiada da cidade, serviu de pista para a etapa, que faz parte das modalidades olímpicas e vale pontos para o ranking internacional.

A competição teve três baterias com várias categorias, como juvenil masculino e feminino; infanto-juvenil masculino e feminino; máster C2; master feminino, elite entre outras. A maioria exigia duas voltas na pista, porém de acordo com a idade e o grau técnico poderia haver algumas variações. A categoria elite, por exemplo, tinha a obrigatoriedade de realizar seis voltas.

Com apoio da Prefeitura através da Secretária de Esporte e Lazer a competição recebeu aproximadamente 180 atletas de todo o Brasil e também do exterior. “O ciclismo é uma modalidade olímpica e esse é um evento internacional que além de estimular o esporte está estimulando também o turismo em Maricá”, afirmou o secretário de Esporte e Lazer Filipe Bittencourt. “Nosso objetivo é continuar dando o apoio e fornecendo a estrutura necessária para que essa e outras modalidades esportivas”, disse. Segundo o secretário os atletas elogiaram a pista.

Luiz Fernando Costa, um dos idealizadores ressalta as necessidades obrigatórias na preparação de uma pista de XCO. “Além dos obstáculos naturais, nós criamos, nos quase 4 km de percurso, alguns obstáculos compatíveis com os níveis técnicos dos atletas”, afirmou. “Temos nessa competição grandes nomes do Mountain Bike nacional e internacional. Para 2018, a promessa é promover aqui a pontuação máxima do ranking internacional de Mountain Bike”, ressaltou.

Após a corrida da categoria elite cerca de 100 crianças participaram da bateria infantil em um percurso menor com o objetivo de incentivar e renovar o Mountain Bike no país. Três UTIs móveis foram colocadas à disposição para atendimento dos atletas e do público.

Notícias Relacionadas