spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Maricá e Casimiro de Abreu podem ter encontro sobre turismo rural em abril e junho

spot_imgspot_img

Mais lidas

A diretoria do Conselho Regional da Costa do Sol (Condetur) se reuniu com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur.RJ) para tratar de temas para o desenvolvimento do setor nesta quinta (18). Durante o assunto, alinhou-se um encontro de autoridades em Maricá e em Casimiro de Abreu para debater turismo rural, uma das grandes potências do estado.

O conselho pediu, ainda, que seja reativado o Comitê Gestor de Turismo Rural (Comgetura). A ideia é que esse órgão possa atuar na busca de parcerias junto ao Sebrae e iniciativas públicas e privadas a fim de atualizar a oferta e demanda dessa vertente turística nos municípios que atuem com agricultura, pecuária, indústria e comércio das famílias do campo. Essa já era uma demanda iniciada em 2020 com a assinatura da Carta de Quissamã.

Também foi debatido, durante a reunião, a regularização das demais instâncias de governanças regionais (IGR) no estado. Atualmente, apenas a Costa do Sol e a Serra Verde Imperial estão 100% formalizadas junto ao Ministério do Turismo (MTur). Para isso, foi solicitado à Setur.RJ a criação de um apoio financeiro às IGRs que conseguirem a formalização, além da participação no Conselho Estadual de Turismo (CET Rio).

Alerj e TurisRio – Falta, ainda, que a lei que revisa o CET Rio avance na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, algo em que o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca (que é deputado estadual pelo MDB e está licenciado) concordou e aceitou a proposta.

Outro ponto também falado foi o de fiscalização dos ônibus de turismo. A proposta do Condetur é que a Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio) realize esse tipo de ação. Para isso, seriam formados convênios com as Guardas Municipais de todo o estado. A ideia dessas fiscalizações é coibir o transporte sem guias e sem reservas em hotéis nos destinos do Rio de Janeiro.

Participaram da reunião, além do secretário Gustavo Tutuca, o presidente do Condetur e da Federação de Convention & Visitors Bureaux do Rio de Janeiro (FCVB-RJ), Marco Navega, os vices-presidentes Arnaldo Matoso e Thomas Weber e o Diretor Financeiro Guilherme Abreu. Representando a IGR Serra Verde Imperial, estiveram os secretários de Turismo de Petrópolis, Samir Ghaoui, e de Teresópolis, Maurício Weichert.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img