Apesar do calor excessivo que atinge toda Região Metropolitana do Rio, o tempo começou a mudar nessa quinta-feira (03) e com isso as Defesas Civil de Maricá e Niterói estão em alerta para a possibilidade de fortes chuvas.
Em Niterói, uma frente fria está se aproximando da cidade, podendo nesta quinta-feira (03) ter pancadas moderadas isoladas de chuva. As temperaturas estarão entre 25ºC e 33°C, segundo o Climatempo.
Na sexta (04) o tempo de piorar tendo previsões de chuvas fortes que irão se estender até o fim de semana, com altos acumulados de água. Seguindo o plano de contingência do município, as equipes da Prefeitura estarão de prontidão. Na sexta as temperaturas podem variar entre 25° e 29°C. No sábado entre 23° e 26° C e no domingo entre 21° e 25° C.
A Defesa Civil pede que a população acompanhe os alertas e atualizações emitidos através dos canais oficiais (sites, redes sociais, rádio). O Município conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo e de avisos através do aplicativo Alerta DCNIT, SMS (40199) e grupos no WhatsApp.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) publicou aviso de “possibilidade de chuvas com acumulado entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos”. O alerta ainda sinaliza risco de corte de energia elétrica.
Maricá
Em Maricá, há previsão de pancadas de chuva e raios, nessa tarde de quinta(03). Os ventos terão intensidade fraca a moderada, acompanhados de rajadas. As temperaturas estarão entre 23ºC e 31°C, segundo o Clima Tempo.
Já na sexta-feira (04), o céu continuará parcialmente nublado a nublado, com previsão de chuva moderada a forte, acompanhadas de raios, a partir da manhã. Os ventos terão intensidade fraca a moderada, com rajadas. A temperatura mínima prevista é de 23ºC e a máxima é de 28ºC.
As equipes da Defesa Civil de Maricá permanecem de prontidão 24 horas no centro operacional e podem ser acionadas pelos telefones 199 ou pelo WhatsApp (21) 98294-3235
Orientação da Defesa Civil:
- Pessoas em áreas de risco devem ficar atentas para eventuais ameaças de deslizamentos e devem estar preparadas para se deslocarem para locais seguros;
- As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar;
- Evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamento;
- Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas atmosféricas, evite ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.