spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Maricá e Niterói no top-10 de denúncias à Linha Verde

spot_imgspot_img

Mais lidas

A Linha Verde do Disque Denúncia divulgou o balanço 2021 das denúncias ambientais realizadas no estado do Rio de Janeiro. Dentre as cidades com maior número de chamadas estão São Gonçalo, em segundo, Niterói, em quarto, e Maricá, em oitavo lugar.

De acordo com o Disque Denúncia, foram 17.356 denúncias sobre ilícitos cometidos contra o Meio Ambiente em todo o estado. Esse número é recorde desde a criação do programa e representa pouco mais de 21% de todas as informações chegadas à central do Disque Denúncia.

A cidade com maior número de chamadas foi a capital fluminense, 8.110. São Gonçalo é a segunda da lista, com 1.015 ligações. Niterói teve 792 chamadas, ficando na quarta colocação. Maricá também compôs o top-10, com 470 chamadas, ficando em oitavo lugar no ranking.

Os delitos mais denunciados em 2021 foram “maus tratos contra animais” (8.984), “extração irregular de árvores” (1.943), “desmatamento florestal” (1.857), “poluição do ar” (1.523) e “construção irregular” (1.441). A Linha Verde do Disque Denúncia também destacou outros crimes, como guarda e comércio de animais silvestres (1.253), captação clandestina de água (692), extração irregular mineral (572) e loteamento irregular (552).

Em decorrência das denúncias recebidas, foram mais de 650 mil metros quadrados de área degradada identificados, 1.009 animais silvestres resgatados de cativeiro sem as licenças ambientais necessárias, 330 gaiolas apreendidas, 64 quilos de peixes pescados de forma irregular ou em período de defeso, cinco balões, 307 materiais utilizados na confecção de balões, 62 tubos e carretéis de linha chilena e 53 sacolés contendo cerol.

Tecnologia – Dentre as denúncias realizadas através do app “Disque Denúncia RJ”, São Gonçalo (3°) e Niterói (5°) estiveram entre as cinco cidades que mais utilizaram a plataforma para o envio das denúncias.

Ao todo, através do aplicativo – que está disponível para iOS e Android – foram cadastradas 4.184 denúncias. Por ele, a população pode denunciar os crimes ambientais enviando fotos e vídeos, também com a garantia do anonimato.

Denúncias sobre crimes ambientais no Estado do Rio podem ser feitas ao Linha Verde, através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ” para celulares, onde é possível enviar fotos e vídeos com a garantia do anonimato.

O que denunciar? – A Linha Verde recebe denúncias sobre queimadas, maus tratos contra animais, construções irregulares, caça e guarda de animais silvestres, fabricação e comercialização de cerol, linha chilena e balões, poluição das águas e do solo, extração irregular de árvores, extração mineral, desmatamento florestal, pesca irregular,  desvio de curso, comércio ilegal de água, captação clandestina de água, despejo de esgoto clandestino, desperdício de água, rinhas de galo, carvoarias clandestinas, loteamento irregular, contaminação do solo, aterramento de rios e lagoas e lixo acumulado. 

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img