spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Maricá e outros 12 municípios discutem transporte turístico em reunião do Condetur Costa do Sol

spot_imgspot_img

Mais lidas

O Condetur – Conselho Regional de Turismo da Costa do Sol reuniu representantes de 13 municípios da Costa do Sol nesta segunda-feira (27/9), durante o Fórum Municipal de Turismo de Cabo Frio, para discutir um alinhamento regional e a possibilidade de uma regulamentação urgente do transporte turístico, em geral, utilizado por ônibus, micro-ônibus e vans.

Maricá foi representada por três secretarias. A cidade é considerada a porta de entrada da região Costa do Sol, para os turistas que partem da capital fluminense.

Participaram da reunião, o Secretário de Promoção e Projetos Especiais, José Alexandre Almeida, que também é Diretor do Condetur, o subsecretário de Turismo, Thiago Medina, e o Secretário de Ordem Pública, Tenente Coronel Rhonaltt Bueno Pereira.

Com o avanço da vacinação e a queda na curva da contaminação pela Covid-19, o setor de turismo inicia uma retomada. A grande procura pela região Costa do Sol no verão, em especial nos eventos de natal, réveillon e carnaval, preocupa o Conselho Regional de Turismo que busca reunir as demandas do setor e dos municípios para apresentar às autoridades responsáveis pela fiscalização.

De acordo com o presidente do Condetur, Marco Antônio Navega, a iniciativa procurou ouvir o setor privado e o poder público sobre o tema e promover a troca de experiências entre os destinos.

“A região Costa do Sol é uma das mais fortes e importantes para o turismo nacional, sendo composta por destinos com reconhecido potencial turístico.  Com essa integração pretendemos avançar nesse tema, apoiar os municípios nas suas regulamentações, bem como cobrar e propor soluções aos órgãos competentes”, ressalta Navega.

Outra deliberação do Conselho é pela realização de um Seminário específico sobre os temas transporte turístico e estudo de carga. A data será anunciada em breve.

Os representantes de Maricá compartilharam informações e receberam subsídios para elaboração de uma minuta para decreto municipal sobre a questão dos transportes turísticos que será submetida à Secretaria de Governo e à Procuradoria do Município.

Para José Alexandre Almeida, a proposta é ordenar o transporte turístico em Maricá, estabelecendo um regramento e, desta forma, criar condições para a melhor operação do grande fluxo de visitantes que buscam o município nos meses de verão. 

“Realizamos por delegação do prefeito a promoção do município de Maricá, porém antes de só promover é preciso estruturar a cidade para bem receber os visitantes, de forma a atender também os moradores. Estamos assessorando as Secretarias de Turismo e de Ordem Pública nessa tarefa”, finaliza o Secretário de Promoção e Projetos Especiais.

“Foi um excelente laboratório para discutirmos questões importantes para região, gargalos que tangenciam as cidades. Alguns apontamentos foram feitos nessa reunião para tratarmos de questões como o verão, réveillon e carnaval e o devido trato dos turistas que interessam. Foi importante também para termos uma visão do cenário e das soluções já apresentadas em algumas cidades da região”, afirma o Secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional de Maricá, Rhonaltt Bueno.

Uma carta com reivindicações do setor foi elaborada e será entregue ao Governador Cláudio Castro nesta quarta-feira (29/9) durante o Fórum Estadual de Turismo que acontece no Hotel Royal, na praia de Cavaleiros, em Macaé.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img