spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Maricá e UFRJ assinam memorando de entendimento para desenvolvimento de tecnologia sustentável

spot_imgspot_img

Mais lidas

Foto: Elsson Campos / Divulgação PMM

Que Maricá caminha rumo ao desenvolvimento não é segredo para ninguém. E é buscando esse desenvolvimento de forma sustentável que a Prefeitura de Maricá e a Fundação de Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos (Coppetec/UFRJ) assinam, nesta sexta-feira, um memorando de entendimento que prevê a utilização e o desenvolvimento de ônibus de energia limpa (a base de hidrogênio) pela Empresa Pública de Transportes (EPT) e o desenvolvimento industrial de tecnologias sustentáveis na cidade.

Igor Sardinha, secretário de Indústria e Portuária, acredita que a chegada e montagem desses ônibus na cidade irão promover mudanças em diversas frentes. “A EPT é uma empresa que tem potencial para ser uma indutora do desenvolvimento e arranjo produtivo da cidade, ajudando a solidificar alguns seguimentos da economia e gerando emprego e renda para o município”, disse.

“Acompanhando os estudos de como a UFRJ já vinha em estudos avançados sobre o ônibus movido à eletricidade e hidrogênio, iniciamos essas conversas e propomos um convênio onde a gente adquire esse produto, passa a ser parceiros da universidade no desenvolvimento de outras tecnologias e, ao mesmo tempo, traz a montagem e o parque produtivo aqui em Maricá. Ou seja: vamos avançar na questão de pesquisas e desenvolvimento de tecnologias; na questão do meio ambiente, ao levar uma tecnologia pioneira e de matriz energética limpa na frota de veículos da empresa de transportes e ainda vamos desenvolver a indústria, já que os ônibus vão ser desenvolvidos aqui”, explicou Igor.

O memorando de entendimento prevê, ainda, a capacitação de mão de obra por parte da UFRJ, que ficará alocada nos parques Industrial e Tecnológico. Ambos estão em fase de planejamento e implementação. O fomento para estudos e empresas desenvolverem tecnologias sustentáveis produzidas a partir das energias limpas estará a cargo da Prefeitura. Para José Orlando Dias, presidente da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), a iniciativa representa um avanço. “É um passo gigantesco. A gente vem desenhando um desenvolvimento sustentável para o município, inclusive com elementos de sustentabilidade vindo para o Parque Tecnológico – que tem essa vocação. Queremos nos tornar referência nesse tipo de tecnologia para as empresas de transporte”, comentou.

A assinatura acontecerá nesta sexta-feira (14/12), às 11h, na Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img