spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Maricá: Fabiano Horta anuncia compra de 400 mil novas doses da vacina contra Covid-19

spot_imgspot_img

Mais lidas

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, anunciou nesta quinta-feira (11) que irá comprar a vacina contra a Covid-19, para imunizar a população maricaenses. De acordo com o chefe do executivo municipal esta determinada a compra imediata de 400 mil doses da Sputnik V., do laboratório Centro Gamaleya.

“Com a sanção de LEI FEDERAL permitindo a compra de vacinas pelos municípios, DETERMINEI aos órgãos municipais que tomem as providencias necessarias para a compra IMEDIATA de 400 mil doses da Sputnik V. Assim, vacinaremos toda a população de Maricá.”, publicou Fabiano no Twitter. Ainda segundo o prefeito, desde dezembro o município vinha fazendo tratativas para a aquisição do imunizante desenvolvido pelos russos, ao mesmo tempo em que tentava a compra da vacina Coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan a partir de um produto da China.

“A intenção de compra não tinha sido materializada até aqui por conta da impossibilidade legal dos municípios fecharem as compras diretamente”, acrescenta Fabiano Horta. “Temos a partir de agora todas as condições de avançar mais rápido na imunização da nossa população, com a aquisição da vacina Sputnik. Estamos em um momento da pandemia onde dar celeridade é o principal recurso para vencer essa batalha”, completou o prefeito.

Nesta quarta-feira (10) o presidente Jair Bolsonaro assinou, em cerimônia no Palácio do Planalto, o Projeto de Lei (PL) 534/2021, que autoriza estados, municípios e o setor privado a comprarem vacinas contra a covid-19 com registro ou autorização temporária de uso no Brasil.

“Temos a partir de agora todas as condições de avançar mais rápido na imunização da nossa população, com a aquisição da vacina Sputnik. Estamos em um momento da pandemia onde dar celeridade é o principal recurso para vencer essa batalha”, completou Fabiano.

Ao ErreJota Notícias, o chefe do Executivo maricaense já havia adiantado que estava estudando possibilidades para comprar diretamente doses das vacinas atualmente no mercado. “Nós fizemos a adesão à Frente Nacional de Prefeitos para aquisição de vacinas e estamos dialogando com outras possibilidades”, contou, na última segunda (08).

“A gente tem entendido que é preciso dar celeridade a esse processo e o Supremo Tribunal Federal, recentemente, referendou que, caso haja o não cumprimento dos prazos previstos no plano nacional de imunização, estados e municípios podem atuar para, individualmente, fazer a aquisição de vacinas”, disse.

Pelo projeto, pessoas jurídicas de direito privado, como empresas, por exemplo, poderão adquirir diretamente das farmacêuticas vacinas contra a covid-19 que tenham autorização temporária para uso emergencial, autorização excepcional e temporária para importação e distribuição ou registro definitivo concedidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O instituto russo Gamaleya divulgou que a vacina Sputnik V tem 91,6% de eficácia contra casos sintomáticos da Covid-19.  No Brasil, a Sputnik V será produzida pela farmacêutica União Química, que planeja trazer ao país 10 milhões de doses prontas até o fim deste mês. O programa pretende produzir outras 150 milhões em 2021 – e espera fabricar o insumo farmacêutico ativo no país.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img