spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Maricá: Fila para exames de imagem é reduzida

spot_imgspot_img

Mais lidas

Com o total de 644 exames não há mais demanda reprimida para exames de mamografia e densitometria óssea. Nos quatro dias de atendimento do projeto itinerante “Saúde de Ponta a Ponta”, foram realizados 240 ultrassonografias, 200 mamografias, 100 eletrocardiogramas, 64 exames de densitometria óssea e 40 raios-x. De acordo com a Central de Regulação, para exames de raios-x a demanda diminui em 30%; para eletrocardiograma, diminuiu 50%; ultrassonografia de articulações de 30 a 40% e outras ultrassonografias, diminuiu em 60% a demanda. A previsão é que com o projeto, num prazo de dois meses, não haja mais demanda reprimida para nenhum desses exames.

Com quatro dias de atendimentos, dois dias em Itaipuaçu e mais dois em Ponta Negra, o projeto oferecido gratuitamente pela Secretaria de Saúde de Maricá, reduziu sensivelmente a demanda de diversos exames no município, como mamografia e densitometria óssea. O serviço começou a ser prestado na última quinta-feira (19/09), na praça dos Gaviões, em Itaipuaçu e seguiu na segunda e terça-feira para a praça do bairro Ponta Negra.

A coordenadora da Central de Regulação Municipal de Maricá, Tereza Cristina Abrahão Fernandes, falou sobre a importância do projeto.

“Lidamos no dia-a-dia com os usuários e sabemos das necessidades deles e da importância de ter esse atendimento mais perto. O caminhão é um sonho para acabar com nossas demandas reprimidas. Por exemplo, para mamografia e densitometria não tem mais fila, já podem ser marcadas e realizadas no mesmo mês e o melhor os pacientes não precisam mais ir ao Rio para fazer a mamografia e nem a Itaboraí para fazer a densitometria”, destacou a coordenadora.

Como ter acesso?

Para ter acesso ao serviço gratuito, o paciente precisa ser encaminhado a partir do posto de Saúde do bairro onde mora ou estar com o pedido médico pré-regulado por meio da Central de Regulação e ser chamado para comparecer ao caminhão do Saúde Móvel. O projeto atenderá no bairro Inoã, nos dias 9 e 10 de outubro; em São José do Imbassaí, nos dias 11 e 12/10 e no Centro, no dia 13/10.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img