Rio de Janeiro,

terça-feira, agosto 16, 2022
spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #51

Maricá: gestores da Saúde visitam USF Chácara de Inoã

Mais lidas

A secretária de Saúde de Maricá, Solange Oliveira, visitou na manhã desta segunda-feira (01/08) a Unidade de Saúde da Família (USF) Chácara de Inoã, que atende mais de seis mil pessoas na região do terceiro distrito. O objetivo foi verificar os serviços oferecidos, ouvir as demandas da população e dos profissionais da unidade, além de propor soluções efetivas para melhorar a assistência aos moradores em meio ao expressivo aumento de 324% nos atendimentos das USFs da cidade nos últimos dois anos.

A USF Chácara de Inoã registrou um crescimento de 70% no número de pessoas cadastradas nos últimos dois anos, de 4.083 usuários em fevereiro de 2020, período anterior à pandemia da Covid-19, para 6.995 atualmente. Com isso, a Secretaria de Saúde identificou a necessidade de ampliar o espaço com mais estrutura para quem utiliza os serviços da unidade.

“Embora seja uma unidade limpa, organizada e com equipes compostas por profissionais de excelência, a USF Chácara de Inoã é um exemplo de unidade pequena e que não está com os ambientes adequados para atender a sua população, após o crescimento. Essa unidade é própria e temos espaço no terreno para construir uma estrutura maior. Por isso, já estamos trabalhando em um projeto para criar um local mais amplo para atender à demanda de moradores da região”, destacou a secretária.

As visitas da equipe de gestão se tornaram rotina como parte dos esforços para aprimorar e qualificar a assistência em saúde oferecida pelo município, principalmente por conta do aumento da população da cidade, que levou, em dois anos, ao acréscimo de 100 mil pessoas cadastradas. No último mês, a secretária de Saúde esteve na USF Jardim Atlântico e Barroco, Inoã II, Ponta Negra e Guaratiba. Desta vez, a diretora de Atenção à Saúde da Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar), Cláudia Rogéria de Lima; a superintendente de Atenção Primária à Saúde, Shirley Linhares; e a assessora de infraestrutura de logística da Secretaria de Saúde, Fernanda Beck, acompanharam a secretária.

Ampliação da rede segue em andamento

A Secretaria de Saúde definiu o local que vai sediar a nova Unidade de Saúde da Família (USF) Carlos Alberto Soares de Freitas, que atende os moradores do Minha Casa Minha Vida (MCMV) de Inoã. O espaço é bem próximo ao residencial e acessível a todos. O projeto da nova unidade está sendo executado e, em breve, os preparativos do terreno serão iniciados.

Em outra frente, também estão em desenvolvimento diversos projetos de fortalecimento da rede, como a nova Unidade do Serviço de Atenção Especializada (SAE), que está em fase final das obras, e novas instalações para as USF Ponta Negra, Carlos Marighella (condomínio Minha Casa Minha Vida de Itaipuaçu), Mumbuca e Caxito, que serão concluídas até o primeiro semestre de 2023. Posteriormente, serão entregues as unidades de saúde São Bento da Lagoa e Itaocaia Valley, em Itaipuaçu, além da USF Saco das Flores, todas em retomada das obras.

Recentemente a Secretaria de Saúde também iniciou os atendimentos da USF Elenir Umbelino de Mello, no bairro Flamengo, região central da cidade, que atende mais de oito mil pessoas.

spot_img
spot_img

Últimas noticias