spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Maricá: ICTIM abrirá processo seletivo para oferta de bolsas de iniciação científica

spot_imgspot_img

Mais lidas

O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) abrirá um processo seletivo para um programa de bolsas com foco na criação e fomento de um ambiente de inovação no município. A ideia é estimular tanto o lado da oferta quanto de demanda de inovação, com oferta de soluções inovadoras, além de qualificar jovens, em projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação específicos. A previsão é que no segundo semestre deste ano seja lançado o primeiro edital.

De acordo com o ICTIM, haverá vários tipos de bolsas que serão oferecidas, de acordo com o orçamento definido e com o edital aberto. Há desde bolsas para pesquisadores a bolsas de iniciação científica. Serão dois tipos de processos de seleção, os de fluxo contínuo e os de editais específicos. Cada um possui uma particularidade.

Os projetos são avaliados por comissão interna ou pela Comissão Especial de Avaliação de Bolsas. Os valores das bolsas são específicos para cada tipo modalidade, compatíveis com as tabelas da Faperj e do CNPq, conforme a nossa regulamentação. A duração está atrelada à duração do edital ou ao programa ao qual o projeto está vinculado. Haverá também uma contrapartida para o município, que é a entrega daquilo que foi previamente acordado no plano de trabalho estabelecido para a concessão da bolsa.

De acordo com o diretor-presidente do ICTIM, Celso Pansera, o lançamento do edital das bolsas é o primeiro passo para o amadurecimento da cidade.

‘Este é um desafio que está na pauta de várias cidades, mas que, para alcançá-lo, é necessária a continuidade de ações que amadureçam ao longo do caminho. Estamos dando os passos iniciais. Ainda há muito o que fazer. Mas estamos fazendo. O foco principal está na criação e fomento de um ambiente de inovação no município, tendo como ponto principal o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação, de 2016, a Lei de Inovação do Município de Maricá e a criação do próprio ICTIM, este último como executor dessas políticas’, contou.

ICTIM no conselho da Unifesp

Maricá agora faz parte do Conselho Estratégico Universidade-Sociedade (Ceus) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A nova composição tomou posse em reunião virtual e o diretor-presidente do ICTIM, Celso Pansera, passou a integrar o Conselho.

O órgão, de caráter consultivo, tem como finalidade assessorar o Conselho Universitário (Consu) e os demais conselhos centrais da instituição.

Pansera ressaltou que compor o Ceus é um desafio, principalmente pelo momento delicado que a universidade e a pesquisa atravessam.

“Representar Maricá num Conselho dessa magnitude, numa instituição como a Unifesp, é desafiador. Vivemos um momento em que a universidade, a pesquisa, a sociedade do conhecimento como um todo têm sido atacadas, então, sem dúvidas, fortalece a defesa da vida e de tantas questões que envolvem a maioria das pessoas”, reforça.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img