Rio de Janeiro,

terça-feira, junho 22, 2021
spot_img

Leia a nossa última edição #37

Maricá, Niterói, Saquarema, Itaboraí e SG suspendem vacinação da AstraZeneca em gestantes

Mais lidas

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou a suspensão imediata do uso da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz para mulheres gestantes. As cidades de Itaboraí, São Gonçalo, Niterói, Maricá e Saquarema irão suspender a vacinação de gestantes.

A Prefeitura de Maricá informou, através da Secretaria de Saúde, que Anvisa recomendou nesta segunda-feira (10/5, às 22:27h) a suspensão imediata do uso da vacina Covid da AstraZeneca/Fiocruz em mulheres gestantes. A orientação está em Nota Técnica (conforme publicação), ainda não recebida pelos municípios emitida pela Agência.

Embora a vacina tenha sido aplicada em gestantes e puérperas, desde o início da segunda etapa da vacinação contra a Covid-19, por orientação do Ministério da Saúde, conforme Notas Técnicas 01/2021/DAPES/SAPS/MS, de 15 de março de 2021, que conclui que, em tempos de pandemia a vacina deve ser oferecida às gestantes, a orientação atual da Anvisa é que a indicação da bula da vacina AstraZeneca / Fiocruz seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). A orientação é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas Covid em uso no país.

O mesmo aconteceu nas cidades de Itaboraí, São Gonçalo e Niterói. A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informou que suspendeu nesta terça-feira (11) a imunização contra a Covid-19 em gestantes já que a cidade recebeu apenas doses da AstraZeneca/Fiocruz, enviadas pelo Ministério da Saúde.

A medida é provisória até o final da investigação do caso e a Secretaria aguarda uma posição do Ministério.

Já a cidade de Saquarema está aguardando a notificação oficial da Secretaria de Estado de Saúde para se pronunciar e informar as alterações no cronograma de vacinação.  De qualquer forma, a imunização das gestantes com comorbidades foi suspensa no município.

spot_img

Últimas noticias