A Prefeitura de Maricá, por meio da Empresa Pública de Transportes (EPT), inicia nesta terça-feira (29) uma operação especial na linha E11 – Centro x Araçatiba. O objetivo é atender a demanda gerada pelos pacientes da ação “fila zero” de procedimentos oftalmológicos, que acontece na Rua Jovino Duarte de Oliveira (ao lado do Fórum), entre os dias 29/10 e 07/11, das 08h às 18h.
Segundo a EPT, serão disponibilizados ônibus extras durante os dias do evento, diminuindo o intervalo entre as viagens – inclusive aos finais de semana. A operação, de acordo com a empresa pública que opera o sistema de transporte municipal, foi adaptada para atender a demanda gerada pelo fluxo de pacientes que serão atendidos durante o mutirão.
“Na ação fila zero de oftalmologia, vamos oferecer à população a maior quantidade de consultas, exames e cirurgias desse tipo na história da cidade. Esse é um ganho para o município e para a saúde dos maricaenses”, destacou o prefeito Fabiano Horta, ao anunciar a ação na última sexta-feira (25/10).
Fila Zero
Esse será o maior programa de consultas, exames e cirurgias oftalmológicas da história de Maricá. Ao todo, serão realizados mais de 20 mil atendimentos e 3 mil operações para zerar a fila de espera da Central de Regulação.
Os pacientes seguirão um cronograma de agendados e passarão por uma triagem. No local, serão feitos os exames necessários e, caso identificada a necessidade, haverá encaminhamento para cirurgia de catarata e pterígio.
Aqueles que tiverem demandas cirúrgicas serão direcionados para realizar a operação no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, que ocorrerão a partir do dia 11/11. Após as cirurgias, os pacientes irão passar por duas revisões médicas, procedimento fundamental no período pós-operatório.
Procedimentos necessários
Os moradores convocados para participar da triagem inicial devem apresentar os seguintes documentos: identidade; cartão do SUS; solicitação ou pedido médico; comprovante de residência; além do agendamento da Central de Regulação.
É importante lembrar que a população deve manter os contatos do cadastro atualizados para serem informados do agendamento. Caso necessite fazer a atualização, é necessário procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, que atende a região de moradia, de segunda a sexta-feira, a partir das 8h.