spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Maricá: Pesquisa Sentinela Covid-19 recomeça nesta segunda-feira (06)

spot_imgspot_img

Mais lidas

Dando continuidade ao combate à pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Maricá retoma a terceira etapa da pesquisa Sentinela Covid-19 nesta segunda-feira (06), com a visitação de 1.155 domicílios em toda a cidade pelas equipes – compostas por um agente social (entrevistador do Comitê de Defesa dos Bairros), um técnico da saúde, um agente comunitário de saúde e um motorista.

As equipes coletam amostras de secreção nasofaríngea (teste PCR) e de sangue (exame sorológico) de um morador de cada residência, que seja maior de 18 anos. Os resultados dos exames são enviados aos moradores pelo celular e servem para que a prefeitura possa identificar possíveis sequelas da doença na população.

Levantamento auxilia as autoridades – Celso Pansera, presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) – responsável pela execução da pesquisa, em parceria com a Secretaria de Saúde –, diz que o levantamento auxilia as autoridades no processo de enfrentamento de surtos, endemias ou epidemias futuras.

Os benefícios que a pesquisa trará serão visíveis nos próximos anos, como destaca Amilcar Tanuri, chefe do Laboratório de Virologia Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e coordenador técnico da pesquisa Sentinela Covid-19 Maricá.

“Vamos estudar a circulação deste vírus na cidade e tentar analisar as cepas. Isso vai nos indicar a eficácia das vacinas de gripe na cidade. Além disso, o estudo pode ajudar a fazer a priorização das pessoas a serem vacinadas no futuro”, afirmou.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img