Maricá promove Dia “D” contra o sarampo neste sábado (18/08)

Foto: Marcos Fabrício / Divulgação PMM

Foto: Marcos Fabrício / Divulgação PMM

Neste sábado (18/08), a Campanha Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde contra o sarampo e poliomielite entra no seu Dia “D”. Em Maricá, todos os 32 postos de saúde estão disponíveis para vacinar 9.680 crianças de um ano a menores de cinco anos, o que representa 95% do público-alvo da campanha. A ação de imunização acontece das 8h às 17h e termina no próximo dia 31/08. Entre os sintomas causados pelo sarampo estão coriza, conjuntivite, exantema (pintas vermelhas) associados à febre acima de 38 graus. Para receber a imunização, a população deve levar o cartão de vacinação. Caso o adulto não possua o cartão, ele deve apresentar seu documento de identidade.

Para atingir a meta de ter pelo menos 50% do público vacinado, a Secretaria de Saúde recebeu um novo lote com cerca de 5 mil doses. Além disso, a pasta vai montar um posto de atendimento dentro do Rotary Club de Maricá, que fica na Rua Pastor Alcione Sobral, 5, no Caxito Pequeno. Lá, serão realizadas atividades recreativas com as crianças e oferecidos serviços de pesagem para os pequenos que estão cadastrados no programa Bolsa Família, do Governo Federal.

Até o momento, 25% do público-alvo foi vacinado desde o início da campanha, no último dia 06/08. De acordo com a gerente de imunização da Secretaria de Saúde de Maricá, Márcia Matos, caso a meta de 50% não seja atingida neste sábado as equipes irão fazer buscas ativas nas creches e escolas com crianças com menos de 5 anos de idade para chegar a 100% até o dia 31/08.

No início da campanha, o município recebeu duas cotas da vacina: a primeira com 4.600 doses e a segunda com 4.800, totalizando 9.400. Após o término da ação, a imunização continua de forma rotineira disponibilizada nos postos de saúde.

Notícias Relacionadas

 

 

 

 

 

 

 

ID do anuncio invalido ou não publicado.