Maricá realiza ações para minimizar os impactos causados pela forte chuva

O distrito de Itaipuaçu foi a região que mais sofreu os impactos causados pela forte chuva que atingiu a cidade entre segunda e terça-feira. A Defesa Civil registrou dez ocorrências, todas de alagamento, sete delas no distrito. Além disso, Centro, São José do Imbassaí, Jaconé, Ubatiba, Barroco, Araçatiba e Recanto enfrentaram problemas por conta do grande volume de chuva. O município não tem desalojados ou desabrigados.

Segundo o boletim divulgado ela Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá, os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) registraram nas últimas 24h 75mm de chuva no bairro Inoã e 91mm em Itapeba. Na véspera os equipamentos registraram 86,54 mm em Inoá e 83,06 mm na estação Itapeba. O volume é considerado alto e justificou a manutenção do estágio de Atenção.

Na manhã desta quarta-feira (23), a Prefeitura de Maricá realizou uma série de ações emergenciais. As equipes da autarquia Serviços de Obras de Maricá se concentraram em trabalhos de limpeza e desobstrução de galerias e ruas.

Na Estrada de Itaipuaçu, motoristas tiveram que redobrar a atenção pela manhã por conta dos buracos na via. Equipes da Somar realizaram uma ação emergencial para tentar tapar buracos.

Na Rua Ibiapina, próximo à Lagoa das Amendoeiras, próximo à pista da RJ- 106 sentido Niterói e na Estrada do Retiro as equipes realizaram a limpeza e desobstrução de valas de escoamento. O trabalho de limpeza também está sendo realizado nas ruas D, E e F, no Parque São José e foi feita ainda a desobstrução da rede de drenagem da Rua B, no loteamento Parque Central.

Um dos pontos críticos de alagamento, no Centro, já estava sendo atacado pelo projeto de macrodrenagem que a Prefeitura está realizando na Rua Abreu Sodré. O local afetado, a Rua Capitão Guilherme da Cunha, ainda não tinha sido alcançado pela troca da rede. A atual, segundo a Somar, tem 60 cm de diâmetro apenas, é antiga e encontra-se obstruída. A obra está substituindo essa rede por peças de 3 metros de diâmetro. A previsão de conclusão é de dois meses.

A previsão para quinta-feira (24) é de tempo nublado e sem chuva.

Notícias Relacionadas

 

 

 

 

 

 

 

ID do anuncio invalido ou não publicado.