spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Maricá realiza diversas atividades em homenagem ao Novembro Azul

spot_imgspot_img

Mais lidas

Foto: Fernando Silva / Divulgação PMM

Nesse mês, a Prefeitura de Maricá irá realizar diversas atividades focadas na saúde do homem em homenagem ao Novembro Azul, que tem como objetivo informar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Na programação, serão realizados exames do PSA (Antígeno Prostático Específico), palestras em postos de saúde e unidades escolares com turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), Dia D da prevenção no dia 27/11 e uma edição especial do Bike Night no dia 13/11, às 19h, com concentração às 18h, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.

Em Maricá, desde 2014, existe o Programa Saúde do Homem que tem como objetivo atender de forma humanizada a população com idade a partir 20 anos. Os atendimentos são feitos em horários alternativos, com possibilidade de agendamento depois do horário comercial. Ao todo, são 1503 pacientes cadastrados no programa. O tratamento é realizado no Centro de Diagnóstico, de segunda a sexta-feira, com a possibilidade de atendimento médico em horários a partir das 18h.

De acordo com o Gerente da Saúde do Homem, Leandro Bastos, no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), há a estimativa de 68.220 novos casos para esse ano. ‘’É histórico que a população masculina tem dificuldade de procurar atendimento de forma preventiva, mas é comprovado que algumas patologias têm uma possibilidade muito grande de chance de cura sendo detectado precocemente, com chance de 90%”, declarou o gerente.

A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual.

É considerado um câncer da terceira idade, visto que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

Programação

10/11 – 8h30 – Campo Esporte Clube Maricá realização do exame PSA e palestra

12/11- 8h30 – palestra na Casa da Terceira Idade do Centro

13/11 – 19h – Bike Night (com concentração às 18h) – Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro

14/11 – 8h30 – palestra na Unidade de Saúde da Rua 34

14/11 – 10h – palestra na Casa da Terceira Idade de Itaipuaçu

21/11 – 8h30 – palestra no Ambulatório Central Péricles Siqueira

23/11 – 8h30 – palestra no Posto de Ponta Negra

26/11 – 8h30 – palestra na CAPS

26/11- 10h – palestra na Caps AD

27/11 – 8h30 – Dia D – Praça Conselheiro Macedo Soares (apresentação dos programas da Secretaria de Saúde) e palestras

28/11 – 9h – palestra na Unidade de Saúde Chácara de Inoã

29/11 – 9h – palestra na Unidade de Saúde Espraiado

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img