spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Maricá tem carro UBV para combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya

spot_imgspot_img

Mais lidas

O combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus, ganhou reforço em Maricá. Os bairros do Centro, Pedreiras, Saco das Flores e da Amizade recebem esta semana o veículo UBV, nome técnico dado ao equipamento de Ultra Baixo Volume que faz aplicação de inseticida no ar.

A aplicação do inseticida é feita de forma parecida aos carros fumacê, porém, sem a fumaça, já que a pulverização é transparente. Os UBVs trabalham com solvência de água, o que não faz tanta fumaça, portanto é mais eficaz que o fumacê, que é o inseticida dissolvido em óleo, que está proibido de ser utilizado no estado por orientação do Ministério da Saúde. O carro UBV é mais eficaz, menos poluente, menos tóxico e não agride o meio ambiente.

O veículo vai passar por 10 bairros seguindo a ordem decrescente de casos notificados, com base no Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes Aegypti (LIRAa) da Secretaria de Saúde de Maricá. 

Durante a passagem do UBV é aconselhável que os moradores abram as janelas das residências, para que o produto possa entrar nos imóveis e alcançar todos os ambientes da casa.

Os próximos bairros a receberem a aplicação do inseticida são: São José de Imbassaí, Inoã, Itaipuaçu, Flamengo, Guaratiba, Ubatiba, Bambuí, Itapeba e Cordeirinho. A circulação, que será suspensa em caso de mau tempo, ocorrerá em dois turnos: pela manhã, entre as 5h e 8h, e à tarde entre 18h e 22h.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img