spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Maricá tem primeiro caso confirmado de Coronavírus

spot_imgspot_img

Mais lidas

A Secretaria de Estado de Saúde confirmou, no boletim divulgado neste domingo (29), o primeiro caso de Covid-19 em Maricá. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente já está curado e em alta médica. Trata-se de um homem de 38 anos e morador de Itaipuaçu, que fez uma viagem no fim de fevereiro a Roma e Milão, na Itália.

No dia 03 de março ele teria procurado a área de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, que enviou uma equipe à residência para coleta de material. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o paciente não apresentou evolução do quadro de Covid-19 ao longo dos quase 15 dias em que foi permanentemente monitorado – bem como a família e os colegas mais próximos – até o resultado das análises. Estas deram negativo tanto para Influenza e inconclusivo (essa informação foi atualizada para prefeitura após questionamentos) para o próprio Covid-19, mas o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) orientou a conclusão pelo positivo pelo histórico epidemiológico, por se entender que o paciente veio de uma região crítica para a pandemia, onde teria contraído uma forma mais branda do Covid-19.

“Esse caso realça a importância do isolamento domiciliar como ferramenta de contenção da transmissão comunitária da doença. Por isso reiteramos tanto que as pessoas evitem sair de casa nesse período, evitem aglomerações e situações onde a transmissão possa ocorrer”, afirma a secretária de Saúde, Simone Costa. O caso, é entendido pela Secretaria Municipal de Saúde como caso importado, sem transmissão para pessoas próximas e não há, até o momento, transmissão comunitária do coronavírus em território maricaense.

“Este paciente foi permanentemente acompanhado, mas tanto ele que tinha os sintomas, quanto a família, que se manteve assintomática, seguiram à risca as orientações e dessa forma, embora a cidade tenha registrado seu primeiro caso, ele não significa o surgimento de outros mais em Maricá a partir desse foco. É o primeiro caso confirmado e, ao mesmo tempo, o primeiro curado de Covid-19 na cidade”, avalia.

“Como se trata de uma doença sem recidiva, se após o período de 15 dias os sintomas associados desapareceram, tecnicamente ele está curado”, acrescenta a secretária, explicando o critério usado para a alta.

Outras cidades

O boletim também aponta aumentos de casos em Niterói (de 37 para 39), São Gonçalo (de 04 para 06) e em Itaboraí (de 02 para 03). Em todo o estado, são 600 casos confirmados, 516 deles na capital.

Mortes – Também foram confirmadas mais quatro mortes por Covid-19 no estado. As vítimas são três homens de 64, 72 e 86 anos; e uma mulher de 78 anos. Todos eram residentes da cidade do Rio. A SES informa ainda que há outros 47 óbitos em investigação.

Com isso, são 17 mortes no estado do Rio de Janeiro. Todos os 11 homens e 6 mulheres vítimas de coronavírus eram idosos ou apresentavam comorbidades, sendo classificados como grupo de risco para a Covid-19.

• Mapa de Casos de Covid-19:
Rio de Janeiro – 516
Niterói – 39
Volta Redonda – 11
São Gonçalo – 6
Duque de Caxias – 5
Petrópolis – 4
Itaboraí – 3
Nova Iguaçu – 3
Belford Roxo – 2
Rio das Ostras – 2
Barra Mansa – 1
Campos dos Goytacazes – 1
Guapimirim – 1
Mangaratiba – 1
Maricá – 1
Miguel Pereira – 1
Resende – 1
Seropédica – 1
Valença – 1

• Mapa de Mortes por Covid-19:
Rio de Janeiro – 13 (cinco mulheres e oito homens)
Miguel Pereira – 1 (mulher)
Niterói – 1 (homem)
Petrópolis – 1 (homem)
Volta Redonda – 1 (homem)

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img