A partir desta sexta feira (21/07) Maricá será palco do 39º Festival Estadual de Teatro da Fetaerj – Prêmio Paschoalino 2017 (homenagem ao ator e crítico teatral Paschoal Carlos Magno). O festival é considerado um dos mais importantes do gênero no país. Serão 10 dias com apresentações de teatro por toda cidade. O festival é uma realização em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e é uma mostra não competitiva que vai selecionar espetáculos de grupos filiados à federação com o intuito de aguçar a troca de experiências entre artistas e técnicos e propiciar o debate sobre as diversas linguagens cênicas.
“Esse festival é uma grande oportunidade para Maricá descobrir seus talentos e estimular o interesse de quem já trabalha e de quem aprecia a cultura e o teatro”, afirma a secretária de Cultura, Andrea Cunha. “Mas também é uma grande festa e um momento único para convidar o cidadão da cidade a se tornar um público fiel e amante do teatro”, frisa.
A abertura do festival acontece no dia 21/07, no Cinema Público Municipal Henfil, às 21h, com o espetáculo “Alma Cega” que retrata as discriminações sofridas por negros, mulheres e homossexuais. E, mostra ao público que o mundo pode ser bem melhor se houver tolerância e respeito com as diferenças. Ao todo são 10 dias com a apresentação de aproximadamente 20 espetáculos diferentes e gratuitos para todos os gostos e idades.
Confira abaixo a programação do fim de semana do 39º Festival Estadual de Teatro da Fetaerj:
21 de Julho – Sexta-feira
21h – Abertura – Alma Cega – Lacraia’s Produções – Maricá/RJ – Local: Cine Henfil
Sinopse: A peça retrata as discriminações sofridas por negros, mulheres e homossexuais, mostra ao público que o mundo pode ser bem melhor se houver tolerância e respeito com as diferenças. O público também é levado a viajar no universo infantil, livre dos rótulos que a sociedade coloca nas pessoas, com cantigas de roda e brincadeiras.
Ficha Técnica
Texto: Odemir Capistrano
Direção, cenografia e figurino: Perceu Silva
Duração: 50 minutos
Classificação: 12 anos
22 de Julho – Sábado
11h – Notícias Pelos Ares – Albatroz Cia de Teatro – São Gonçalo/RJ – Local: Cine Henfil
Sinopse: A sensibilidade em torno da mulher popular. A pobre menina negra e vítima da sociedade machista. Notícias Populares conta, a partir de textos de Elisa Lucinda, histórias vividas pela mulher no cotidiano brasileiro e a luta pela conquista do seu lugar no mundo.
Ficha Técnica
Texto: Felipe Moraes
Direção e Produção: Felipe Moraes e Jéssica Barreto
Duração: 50 minutos
Classificação: 12 anos
21h – Lisbela e o Prisioneiro – Cia de Teatro Casa Verde – Itaguaí/RJ – Local: Cine Henfil
Sinopse:
A história, em sua maioria, se passa em uma prisão no interior de Pernambuco, na qual Leléu está preso por desonrar uma jovem moça. Ele é um conquistador muito esperto e consegue escapar da prisão mais uma vez. Tenente Guedes fica atordoado com a rebeldia de Leléu e mais ainda porque em poucos dias sua querida filha Lisbela se casará com Dr. Noêmio. Após Leléu ser recapturado, Lisbela vai até a cadeia falar com seu pai, que está conversando com alguns prisioneiros, inclusive Leléu. A partir de uma troca de olhares entre ambos, foi amor a primeira vista.
Ficha Técnica
Texto: Osman Lins
Direção: Alexandre Damascena
Duração: 75 minutos
Classificação: 16 anos
23 de Julho – Domingo
11h – Obediência Cega – Arte em Cena – Volta Redonda/RJ – Local: Cine Henfil
Sinopse:
Uma denúncia… um apelo. Uma indignação contra a obediência que oprime que aliena e mascara; que destrói… Que priva da liberdade! Obediência que mata! Que impede de enxergar a vida com os próprios olhos. Impedidos a simplesmente aceitar e acatar uma verdade que não é sua e viver uma vida que não escolheu. Abafados neste breu há um grito de socorro, um alerta para crianças, jovens e adultos perdidos nessa escuridão… Reprimidos por essa obediência cega.
Ficha Técnica
Texto e Direção: Stael de Oliveira
Duração: 65 minutos
Classificação: 14 anos
16h – Dados Variáveis – Será o Benedito? – Rio de Janeiro/RJ – – Local: Praça Orlando de Barros Pimentel
Sinopse:
O espetáculo de variedades “Dados Variáveis” é um grande jogo onde tem 12 cenas diversas que podem ser feitas até 6 cenas por dia. A quantidade de cenas e as próprias cenas serão uma por uma sorteadas pelo público. Assim que a plateia jogar o dado, terá inicio o espetáculo e na ordem das cenas sorteadas, acontecerá a apresentação. Algumas das cenas com a participação da plateia, ou de improviso e outras pensadas e roteirizadas previamente.
Ficha Técnica
Texto: Andre Garcia Alvez
Direção: Ana Carneiro
Duração: 80 minutos
Classificação: 10 anos
21h – Avesso – CTI Companhia Teatral Independente – Local: Cine Henfil
Sinopse
Três textos de William Shakespeare. Romeu e Julieta, MacBeth e Hamlet. Três releituras. Não possui ordem cronológica e nem linearidade. É o Avesso de Shakespeare. A partir de diversas obras que mostraram outras visões do original, incluindo o Hamlet Machine do Heiner Muller.
Ficha Técnica
Dramaturgia: Ribamar Ribeiro
Direção: Renato Neves e Ribamar Ribeiro
Duração: 60 minutos
Classificação: 16 anos