spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Maricá terá plano de Mobilidade

spot_imgspot_img

Mais lidas

Maricá deu mais um passo na consolidação do Plano de Mobilidade para o município. Em uma reunião online realizada na terça-feira (1º), a Secretaria Municipal de Urbanismo anunciou que o Instituto da Mobilidade Sustentável Rua Viva, com sede em Minas Gerais, será o responsável pela implementação do plano nos próximos anos.

O objetivo do projeto é oferecer à cidade uma malha viária eficiente, reduzindo riscos, custos e tempos de deslocamentos, aumentando a mobilidade urbana da cidade.

O encontro virtual foi conduzido pelo secretário Celso Cabral e sua equipe, com a participação de representantes do Instituto Rua Viva. De acordo com Cabral, o instituto vai elaborar, dentro do escopo do plano, rotas alternativas de trânsito principalmente no entorno da rodovia RJ-106, e ainda um sistema de interligação entre os distritos que possibilite evitar a passagem pela estrada que corta o território do município. Outras intervenções de grande porte, como a construção de viadutos, também foram citadas na reunião.

“A integração dos distritos e seus bairros virá primeiro e, em seguida, teremos essas intervenções viárias maiores que ainda serão estudadas. É preciso entender o que a cidade está nos dizendo e nos solicitando para podermos responder e atendê-la de forma adequada. Essa é a missão do Plano de Mobilidade”, destacou Celso Cabral.

Para que serve o Plano de Mobilidade?

O Plano de Mobilidade serve para dotar a Prefeitura de um instrumento de planejamento e gestão da mobilidade urbana com vistas à melhoria das condições de deslocamento intra e intermunicipal e do acesso amplo aos bens e serviços, priorizando o transporte coletivo e o não motorizado. Propõe um conjunto de diretrizes e propostas de ação que conduzam à modernização das infraestruturas e sistemas de transportes, de modo integrado aos instrumentos legais como o Plano Diretor. O município deve também promover e facilitar os meios não motorizados de transporte, como deslocamento a pé e por bicicleta, e favorecer o acesso para idosos, gestantes, e pessoas com algum tipo de deficiência.

A Política Nacional de Mobilidade Urbana tem por base a lei federal nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012, cujo objetivo é elaborar um instrumento de planejamento com propostas de ação para promover uma mobilidade urbana sustentável e estimular a integração dos meios de transporte e avanço da acessibilidade, e deve garantir a participação social na sua elaboração.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img