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Maricá terá sistema de alerta de desastres naturais

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Maricá passará a monitorar as mudanças climáticas com a instalação de um sistema de alerta com alarme sonoro, estação meteorológica, Hidrológica e Pluviométrica, além de um Canal Digital. O objetivo da aquisição destes sistemas é minimizar os transtornos causados pelos desastres naturais, entre eles eventos de chuva forte e ventos como os que atingiram a cidade no princípio do ano.

Ambos estão previstos para iniciar a operação já a partir do ano que vem.  Todas as estações serão distribuídas pelos bairros de Itaipuaçu, Inoã, Centro e Ponta Negra, locais identificados através do mapa de risco de Maricá como sendo pontos críticos do município.

No bairro de Itaipuaçu, por exemplo, serão instaladas estações de alerta e alarme hidrológico (2); estações de alerta e alarme geológico (2); estação meteorológica (1) e PCD’s (2). Já em Inoã será afixada estação de alerta e alarme hidrológico (1); estação hidrológica (1) e PCD’s (2).

No Centro, ficarão posicionadas estações de alerta e alarme hidrológico (3); estações de alerta e alarme geológico (2); estações meteorológicas (3) e estações hidrológicas (2).

Em Ponta Negra, serão postas estações de alerta e alarme hidrológicas (2); estações de alerta e alarme geológicas (2); estação meteorológica (1); estações hidrológicas (4) e PCD’s (2).

“Com essas estações vamos monitorar toda a cidade e saber quais são as áreas mais suscetíveis de desastres naturais. A partir dessas informações, podemos tomar medidas preventivas”, esclareceu o secretário Luiz Carlos dos Santos.

Ocorrências

Sobre o Canal Digital, o secretário explicou que o novo sistema permitirá ao morador abrir virtualmente o registro de ocorrência, ao invés de ter de fazê-lo por telefone ou de forma presencial.

“O munícipe vai no site da Prefeitura, abre a página da Defesa Civil, onde ficará disponível o registro operacional. Da sua própria casa ou de onde estiver, basta ter acesso à internet, ele preenche os dados e faz o registro digital. A partir daí, recebemos esse registro e ele acompanha toda a rotina daquela solicitação, inclusive as soluções adotadas e as respostas dadas”, detalhou Luís Carlos dos Santos, acrescentando que a ideia é implementar o projeto logo no início do próximo ano, faltando somente adequar internamente a estrutura.

 

 

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