spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Maricá terá tecnologia 5G e Faetec anuncia curso voltado para aviação

spot_imgspot_img

Mais lidas

Maricá na rota do mundo! A cidade receberá o 1º Teleporto com tecnologia 5G da América Latina, o que há de mais avançado no mundo. O anuncio foi feito durante assinatura da joint venture entre a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e a empresa italiana Leonardo, voltada para projetos nas áreas de aviação e segurança. Além disso, também foi anunciado secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Leonardo Rodrigues, que a unidade da Faetec, em Maricá, terá um curso voltado para área da aviação.

De acordo com o presidente da Codemar, José Orlando, a nova tecnologia permitirá cobertura de 100% do território brasileiro e faixa marítima, atendendo as operações de Offshore. O investimento também permitirá que a cidade receba mais empresas de telecomunicações.

“Será o 1º Teleporto da América Latina, serão 3 na América do Sul (Maricá, Fortaleza e Chile). Teremos 900 satélites em uma órbita específica para gerar esse fluxo de dados permitindo a cobertura nacional. Nossa expectativa é que esta torre seja instalada próximo ao Parque Tecnológico, o que também irá impulsionar a região. Não é só isso, a chegada desta tecnologia nos permitirá receber grandes investimentos na área de telecomunicação com a chegada de novas empresas”, disse José Orlando.

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta, falou dos desafios a serem percorridos.

“Sabemos que com a chegada desta tecnologia ainda temos uma imensa distância a ser percorrida. Já estamos desenvolvendo projetos na área de ciência, tecnologia, inovação e desenvolvimento. Acho que estamos dando um grande salto, teremos um conjunto de empresas com investimentos em tecnologia de ponta. Nosso cronograma para instalação é de nove meses e vamos tentar acelerar, pois é de grande importância para cidade”, falou o prefeito.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Leonardo Rodrigues, aproveitou para reforçar a presença da Faetec no município, além de já definir um dos cursos da unidade.

“Em demonstração desta parceria com a cidade de Maricá quero anunciar a construção da Faetec voltada para área da tecnologia e para formação de mecânicos de manutenção de aeronaves. Sabemos da importância desta atividade e tenho certeza que esta escola terá os cursos 100% gratuitos”, disse o secretário.

O que é Joint Venture?

É o acordo entre duas ou mais empresas que estabelece alianças estratégicas por um objetivo comercial comum.

Foi exatamente isso firmado aqui na cidade. O documento prevê investimentos e a implantação de uma base da Leonardo, o principal conglomerado de tecnologia, aviação e segurança da Itália, baseada no município.

Estão previstas a capacitação e atualização de pilotos de aviões e helicópteros com simuladores, além da formação de mão-de-obra para manutenção de aeronave.

A parceria entre a Codemar e a empresa italiana resultará em uma nova companhia, na qual a Codemar terá 49% de participação, cabendo à Leonardo os 51% restantes.

O investimento inicial previsto é de R$ 2 milhões. A parceria é resultado de um acordo firmado em julho de 2019, em Roma, no qual a Leonardo e a Codemar estabeleceram os princípios para a criação de uma nova companhia, com base no Aeroporto de Maricá – local onde serão desenvolvidos, inicialmente, projetos de Segurança Urbana, Resgate e Inovação.

 

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img