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Maricá ultrapassa meta nacional do IDEB no ensino fundamental

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Foto: Clarildo Menezes / Divulgação PMM

O Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ano passado. Maricá ultrapassou a meta nacional referente ao Fundamental I (5° ano). O resultado alcançado pela cidade foi de 5,5 pontos. A meta é de 5,2. Em 2015, último ano de elaboração do índice, a nota da cidade foi de 4,9. Além disso, o município apresentou um crescimento considerável no Fundamental II (8º / 9º ano): subindo de 3,9 para 4,5. O Ideb é um indicador usado para avaliar a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas em prol da melhoria do ensino oferecido, tendo como base a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho em dois exames: a Prova Brasil (para escolas e municípios) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (para os estados e o País), que acontece a cada dois anos.

Os resultados retratam o comprometimento dos profissionais da rede. Para as escolas, as metas estabelecidas são diferenciadas e visam alcançar seis pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos. As escolas municipais Professora Alcione Soares Rangel da Silva (Bambuí), Professor Oswaldo de Lima Rodrigues (Itaipuaçu) e Barra de Zacarias (Barra) foram as melhores colocadas, com, respectivamente, 6.5, 6.4 e 6.3 de notas. Já no segundo segmento, também tiveram excelentes avaliações as escolas municipais Amanda Pena de Azevedo Soares (Bananal), Marques de Maricá (Itaipuaçu) e Vereador João Bezerra da Silva (Divineia).

A secretária de Educação, Adriana Luíza da Costa, atribui a evolução dos índices ao planejamento pedagógico realizado nas 61 escolas da rede no atendimento aos 23 mil alunos matriculados. “Buscamos intensificar o aprendizado de forma mais lúdica e integrada. A escola não é um elemento solto da sociedade. Dentro dessa perspectiva, trabalhamos com o entorno de onde os alunos estão inseridos. É importantíssimo conhecermos e participarmos da realidade deles”, destacou. “O nosso currículo é trabalhado de forma integrada voltado para uma educação integral, com foco na correção de fluxo e na avaliação como um todo”, relatou, acrescentando que os programas de educação inclusiva e a educação integral desenvolvidos no município se tornaram referências para outras cidades.

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