spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Maricá+Verde visita o Silvado no Dia da Árvore

spot_imgspot_img

Mais lidas

A Secretaria da Cidade Sustentável vai realizar, na sexta-feira (21/09), na Fazenda Toulon, no Silvado, um plantio de 15 mudas nativas da Mata Atlântica como Ipê amarelo (Handroanthus albus), Pau D’alho (Gallesia integrifolia) e Aroeira (Schinus terebinthifolius). O plantio marca a comemoração do Dia da Árvore e contará com alunos do terceiro ano do ensino fundamental da Escola Municipal Brasilina Coutinho, do Silvado.

A ação será das 9h às 12h e tem como objetivo sensibilizar e conscientizar os alunos sobre a importância da preservação ambiental através de práticas lúdicas e educativas. A iniciativa integra o projeto Maricá+Verde no que diz respeito ao esforço de recuperação das matas ciliares e de proteção de nascentes. Em parceria com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), a secretaria está fazendo o reflorestamento da bacia do Rio Ubatiba.

Em março, na comemoração pelo Dia Mundial da Água, a secretaria já havia atuado no mesmo local com um grande mutirão no qual foi iniciado o plantio de 33 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, o maior reflorestamento realizado no município. De acordo com a secretaria de Cidade Sustentável, a área da Fazenda Toulon (Estrada do Silvado), é uma várzea que servirá como reservatório natural, com capacidade de estocagem de aproximadamente 36 milhões de litros de água. O volume vai influenciar diretamente o lençol freático da área acima e com isso haverá uma interferência positiva em toda a bacia do Rio Ubatiba. O processo, segundo a secretaria, contribuirá para a redução dos efeitos de estiagem especialmente na região do Centro.

“Esse mutirão de reflorestamento visa a recuperação das nascentes, que são responsáveis por abastecer riachos, córregos e cursos d’água”, afirmou na época o secretário de Cidade Sustentável, Hélter Ferreira. “Diante a importância da água para nossa sobrevivência, é extremamente necessário medidas de preservação e conscientização ambiental, no intuito de manter esse recurso essencial disponível para a população”, frisou o secretário.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img