spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Maricaense “redescobre” Araçatiba

spot_imgspot_img

Mais lidas

 Fotos: Marcos Fabrício

A vista da Lagoa de Araçatiba sempre foi considerada pelo maricaense uma das paisagens mais bonitas do município. O cartão postal, no Centro, tem tradição em servir de cenário para práticas esportivas ao ar livre, sobretudo caminhadas e corrida. Porém, segundo os próprios frequentadores, o que já era bonito ficou incrível, após a obra de revitalização da orla realizada pela Prefeitura, que incluiu pavimentação da via e do calçadão, academia, esculturas, bancos de madeira, quadras de areia para práticas de vôlei e futevôlei, além de uma iluminação especial. A população não só aprovou como já elegeu o calçadão de Araçatiba o novo point do verão de Maricá.

Antes das obras de melhoria de infraestrutura no bairro, o pouco policiamento na localidade e a falta de iluminação em alguns pontos da orla, diminuía a movimentação de pessoas para a prática esportiva. Agora, depois de modificado, o novo espaço aproximou também artistas plásticos para a região.

O artista plástico conhecido como Odé Arte, que faz esculturas com troncos de madeira na cidade, construiu um monumento com 10 golfinhos. Na mesma orla, há um banco com aproximadamente 500 kg, segundo Odé. “Vou preparar outro banco com capacidade para 16 assentos, além de centenas de obras só em Araçatiba”, contou.

Tudo na nova orla é favorável ao encontro, à sociabilidade, ao lazer e ao relaxamento de crianças e adultos. No calçadão, pedestres, ciclistas, skatistas e patinadores dividem democraticamente a mesma pista, admiram o por do sol e buscam a melhor foto – seguramente é o local atualmente mais fotografado da cidade. Enquanto isso, nas areias, o vôlei, o futevôlei e a yoga, cada um em seu espaço, completam o clima.

A estudante Thaís Calisto, de 21 anos, moradora do Centro, aprovou tudo. “Essa melhoria veio em uma ótima hora, agora está muito legal e bem mais seguro. Dá vontade de vir e de ficar aqui por horas. Minha única sugestão é que essa revitalização se estenda por toda a orla de Araçatiba”, pediu a estudante. O agente de segurança Zelon Silva, de 36 anos, de São Gonçalo, acompanhado da esposa Tatiana Rezende e do filho Mathias, de dois anos, contou que trabalha em Maricá há mais de um ano e também elogiou. “Já conhecia a orla de Araçatiba, mas agora isso aqui ficou muito melhor. Virou um verdadeiro ponto turístico da cidade e não tenho duvidas de que todas essas melhorias vão atrair cada vez mais moradores e turistas. A segurança de Maricá vem melhorando muito e aqui não está diferente. O policiamento está realmente presente e isso é muito bom”, elogiou Zelon.

Sérgio Alverca e Shirlei Andion vieram da capital. “Está tudo muito bonito e seguro. Antes fazíamos caminhada aqui, mas não tínhamos essa sensação de segurança de agora. Minha esposa está até querendo vir morar definitivamente em Maricá”, afirmou o biólogo. “Inclusive as esculturas ficaram perfeitas. Como biólogo eu aprovo toda ação que ajude na preservação da natureza. Lindo trabalho”, elogiou.  “Está maravilhoso. Um lugar alegre e jovem. Dá vontade de vir pra cá”, desejou a professora Shirlei.

O supervisor de loja Rafael Soares, de 22 anos, morador de Araçatiba, comparou o que era e o que se tornou o entorno da lagoa. “Moro aqui e posso afirmar com conhecimento de causa que melhorou muita coisa. Quando saio bem cedo para trabalhar já vejo pessoas caminhando, se exercitando e tudo bem iluminado. Estamos nos sentindo muito mais seguros para curtir esse visual e a iluminação também contribui muito para essa sensação de segurança. Está bonito, limpo e seguro. Todos os dias depois do trabalho eu nem quero descansar. Chego em casa e venho direto para cá”, contou Rafael.

A dona de casa Thaís Pereira, de 29 anos, moradora do Caju, acompanhada do marido Silas Pereira, do filho Bernardo Pereira e dos sobrinhos Júlio Cesar e Jamile elogiou as opções de lazer. “Antes aqui era bom, mas agora está muito melhor principalmente porque agora tem mais possibilidades, mais alternativas. Isso aqui está cheio de vida e eu posso trazer as crianças em qualquer horário do dia, pois é seguro”, explicou Thais.

Dando uma pausa na partida de vôlei, o taxista Vinicius Petrucci, de 22 anos, morador de Araçatiba, ficou satisfeito com a revitalização. “Eu já jogo vôlei aqui há uns cinco ou seis anos e agora esse espaço que foi feito para a prática, incluindo a escolinha, ficou muito legal. Para mim está tudo perfeito. Que continue assim”, agradeceu Vinicius. “Araçatiba está alegre, voltou a atrair um público jovem. Inclusive eu estou até animada para comprar um par de patins e vir patinar nessa pista”, afirmou Beatriz Xavier, de 23 anos, moradora do Centro. “O policiamento está ótimo e a iluminação perfeita, mas se pudesse sugerir mais alguma coisa seria um parquinho para crianças”, sugeriu Beatriz.

Para fechar 2017 com chave-de-ouro, o atual ponto turístico mais badalado de Maricá volta a receber este ano as comemorações do réveillon. Estima-se que o local deva atrair grande público no próximo domingo dia 31 de dezembro, a partir das 21h, horário de inicio dos shows.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img