spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Média de afogamentos apresenta elevação de 277%

spot_imgspot_img

Mais lidas

Errejota Notícias

Dados divulgados pelo Corpo de Bombeiros referente a um comparativo realizado durante o mês de março deste ano (1 a 7) e março de 2018 (30 dias), mostrou que a média de afogamentos na área de responsabilidade do 4º Grupamento Marítimo (GMAR) aumentou 277%.

Segundo os dados divulgados através de solicitação do Errejota Notícias, na primeira semana de março deste ano foram realizadas 147 ocorrências de afogamentos, média de 21 por dia, contra 167, média de 5 ao dia, em todo mês de março do ano passado.   

Ainda segundo os Bombeiros, essa média pode ter sido impulsionada pelo período de carnaval.

Casos – Em 20 de fevereiro deste ano, duas pessoas morreram afogadas na Praia de Itaipuaçu. No apoio ao resgate foram acionados dois helicópteros dos Bombeiros e duas equipes do Samu. 

No último dia 4 de março, um homem morreu afogado ao tentar salvar esposa e filha que haviam sido arrastadas por uma onda. O caso ocorreu na Praia de Guaratiba, na Região Litorânea de Maricá. 

Proeis Bombeiro – O número insuficiente de guarda-vidas e os óbitos por afogamentos motivaram o vereador Ricardinho Netuno (Patri) a sugerir a criação do serviço do Proeis para o Corpo de Bombeiros. Segundo o parlamentar o pedido de reforço do efetivo foi solicitado pelos próprios militares.

“Infelizmente aconteceram dois acidentes graves com óbito de pessoas que estavam aproveitando nossas praias. Conversando com bombeiros e guarda-vidas, vi que eles clamam por ajuda da prefeitura. Eles pedem que aumentem o efetivo, que reforcem o quadro de guarda-vidas. Quero pedir que criem o Proeis Bombeiro”.

O Errejota procurou o secretário de Defesa Civil Luiz Carlos, que informou que já são adotadas medidas para reforçar o contingente dos guarda-vidas.

“Já temos esse programa funcionando em Itaipuaçu e adjacências para reforço das atividades do Corpo de Bombeiros. Com relação a aumentar o quadro de salva-vidas, já havíamos tentado tal proposta, porém o Corpo de Bombeiros alegou que não há efetivo para isso, haja vista que a participação no programa é voluntária, em momento de folga, e como o efetivo está defasado, este é utilizado na sua jornada máxima, não tendo como atuar dentro do que a lei prevê, respeitando o limite mínimo de descanso entre as jornadas de trabalho”, disse o secretário.

Já o Corpo de Bombeiros informou através de nota que até o momento não houve tratativas sobre esta pauta.  Perguntados sobre a abertura de concurso público para o cargo, a corporação informou que não há previsão de abertura.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img