spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #75

spot_img
spot_imgspot_img

Mercado Municipal de Maricá inaugura com ótimo público e vendas

Mais lidas

A Prefeitura de Maricá, inaugurou nesta quinta-feira (12), o Mercado Municipal Pedro Paulo Pereira, no Centro da cidade. Em uma área total de dois mil metros quadrados, o local dispõe de 26 boxes no térreo para pescadores e expositores de verduras, legumes, frutas, mel e embutidos, além de uma área com gastronomia (restaurantes e lanchonetes) no piso superior.

As atividades no novo espaço já terão início e uma edição especial da Feira da Agricultura Familiar está marcada para 21 no local, possibilitando que a população de Maricá possa usar, na ceia, alimentos saudáveis – além de fomentar a atividade dos produtores locais. Uma programação de eventos no novo Mercado Municipal será divulgada nos próximos dias.

Prefeito fabiano Horta, secretários e convidados – Foto: Matheus Oliveira

“As cidades do mundo resgatam os mercados municipais como um lugar de encontro das pessoas, um lugar onde esse senso de proximidade entre produção rural e artesanato local possa estar vivo. O Mercado Municipal é um lugar de encontro, de cultura, de produção rural, de sabor de comida. Aqui teremos a agricultura familiar como um elemento importante da construção da cidade de Maricá, já que ainda carregamos uma dimensão de ruralidade produtora. Há muitos pequenos agricultores no município e a gente quer que esse lugar seja de fomento”, afirmou o prefeito Fabiano Horta.

No próximo ano, a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento irá realizar um chamamento público para a ocupação definitiva dos espaços por agricultores e pescadores que atendam os requisitos do edital.

“Estamos resgatando e trazendo produtores e produtos locais. Temos aqui a banana do caboclo, a farinha do Camburi. Agora temos um mercadão para comprar peixes frescos, por exemplo. Não precisamos sair da cidade para comprar o nosso peixe em Niterói ou no Rio. Produzimos em Maricá e vamos vender em Maricá”, disse o secretário Julio Carolino.

Secretário Julio Carolino com o Prefeito Fabiano Horta – Foto: Matheus Oliveira

O nome do Mercado Municipal é uma homenagem a Pedro Paulo Pereira, conhecido como Pedro Sapateiro, um dos primeiros a oferecer o serviço de conserto de sapatos em Maricá. Além disso, o local onde foi construído o “Mercadão” pertencia à família do comerciante.

O espaço também será ocupado por projetos da Secretaria, como Baldinho do Bem e Fábrica de Desidratados; do Turismo (Feirarte), Cidade Sustentável (Maricá Mais Verde); e de parceiros – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Casa e Jardim, Honda, Sicoob, Portal das Flores, Cooperar, Emater-Rio, Casa das Artes Carnavalescas e Cozinha Criativa.

Produtores aprovaram o espaço

Os produtores locais aprovaram o espaço entregue para eles e para o público de Maricá. mesmo sem estar ainda totalmente ocupado, o mercado municipal agradou pelas instalações e pelo público presente com a inauguração.

Eliane Mioti, estava feliz com as vendas na sua barraca de flores e plantas ornamentais. “Bom, o que eu tenho visto agora, hoje é o primeiro dia nosso, né, eu tô gostando. Tô tendo boas vendas já e ainda acho que não é nem dez e meia, né? Não sei nem o horário, mas tô vendendo bem, tô gostando”.

Eliane Mioti produtora rural Imagem: Matheus Oliveira

Alberto Gomes de Oliveira, de 72 anos, tem um sítio no Caju onde produz o que vende. O produtor estava encantado com a estrutura do novo mercado municipal. “A estrutura é excelente. Temos os boxes, bom espaço e a ventilação é boa. A peixaria é excelente. Agora estamos na expectativa do edital”, contou.

Espaço das Peixarias – Foto: Errejota

Quem visitou o local também conferiu uma exposição de fotos com paisagens da cidade clicadas por José Ignácio Manier Brandão, em homenagem ao fotógrafo amador já falecido, e de objetos do Grupo de Artistas de Maricá (GAM). O espaço foi aberto ao público ao som da bateria Maricadência da União de Maricá, além de shows de Ronaldo Valentim, Lira, Trio MDA e Nivaldo Costa.

O Mercado Municipal de Maricá fica na Avenida Roberto Silveira, 399, Centro (ao lado do Ciep e próximo ao terminal rodoviário).

Entrada Mercado Municipal Pedro Paulo Pereira – Foto: PMM
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img