spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Meteorologia: Primavera diferente em Niterói

spot_imgspot_img

Mais lidas

A primavera começou no dia 22 de setembro, e passado mais de um mês o clima em Niterói não lembra, nem de perto, a conhecida estação das flores. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), reflete uma transição entre as estações seca e chuvosa na área central do Brasil, assim como o início do transporte de umidade vinda da Amazônia, e dura até dia 21 de dezembro. O Errejota Notícias conversou com a meteorologista Josélia Pegorim, do Clima Tempo, para entender as mudanças climáticas do período.

Em Niterói o clima é instável com chuva, neblina, calor e abafamento. A especialista explicou que o primeiro passo é desmistificar que a primavera é a estação das flores. “A primavera é uma estação que a vegetação floresce, sim. Mas essa imagem de flores é muito europeia. A ideia de primavera, na maior perto do pais, é a volta da chuva e o início do calor. Uma das principais característica da primavera no Brasil é a chuva”, explicou.

Foto de Raquel Morais

Josélia ainda frisou que o que pode estar causando estranheza nas pessoas é a temperatura. “Não estão tendo dias muitos quentes e isso tem a ver com frente fria que passa no Rio de Janeiro. Temos incursões de ar frio, ainda muito intenso, para os padrões de outubro. O começo da primavera é parecido com o inverno e é comum ter massas frias passando no litoral, mas estamos com muitas semanas do início da primavera, e as temperaturas ainda baixas”, analisou.

Mas, segundo dados da meteorologista, a média da temperatura máxima para outubro, considerada normal (climatológica), em Niterói é de 26ºC. Até agora a média está em 28ºC, um pouco acima do normal. Desde o início de outubro a temperatura passou de 30ºC por 8 vezes.

Foto de Raquel Morais

“Temos esse mês de outubro com muita nebulosidade e isso tem a ver com uma passagem mais frequente de frente fria pela Costa. Essas frentes acabam injetando um ar frio e um ar úmido e facilita a formação de nebulosidade.  Vamos ter uma outra frente fria no final do mês”, finalizou.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img