spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Moeda Mumbuca é tese de mestrado em universidade da Suécia

spot_imgspot_img

Mais lidas

A pesquisadora Izabella Martins Grapengiesser desenvolveu tese de mestrado sobre a Moeda Social Mumbuca, que circula em Maricá e é referência como política de transferência de renda. O trabalho foi apresentado no mestrado em Ciência Política na Universidade de Estocolmo, na Suécia.

De acordo com a pesquisadora, foram realizadas, em novembro de 2021, entrevistas com empresários locais do município. O resultado mostrou que a maioria confia na política do governo municipal e reconhece que vem contribuindo para a melhoria do desenvolvimento econômico da cidade.

Nos depoimentos, os empresários expuseram seus níveis de confiança em relação às instituições públicas em termos do que mudaram em seu cotidiano. A maior parte dos empreendedores consideram as políticas de Maricá positivas para seus próprios negócios e não enxergam o programa de Renda Básica de Cidadania (RBC) de Maricá apenas como uma renda básica, mas como um programa essencial de alívio da pobreza. Para eles, as políticas do governo (RBC e Mumbuca) contribuíram para o desenvolvimento econômico local e devem continuar sendo realizadas.

Vale lembrar que este não é o único estudo acadêmico sobre as políticas públicas implementadas em Maricá. O próprio trabalho apresentado por Izabella citou a existência de um extenso projeto de pesquisa em andamento sobre as políticas implementadas em Maricá, realizado pelo Jaine Family Institute e pela Universidade Federal Fluminense, que deverão produzir resultados ligados ao tema.

A pesquisadora cita, ainda, a criação da Moeda Social Arariboia (inspirada na Moeda Mumbuca), em Niterói, e sugere que seria interessante realizar uma análise comparativa da economia solidária e do setor privado entre diferentes municípios da região do Rio de Janeiro, a fim de obter uma imagem dos fatores que contribuem para a aceitação da comunidade de políticas alternativas, como acontece em Maricá.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img