spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #72

spot_img
spot_imgspot_img

Moradoras de Niterói poderão cortar cabelos de graça para doação para confecção de perucas

spot_imgspot_img

Mais lidas

No dia 26 de outubro, das 9h às 19h, a Estácio Niterói, que fica no Centro, vai realizar um evento em prol do Movimento Outubro Rosa. As mulheres que forem ao campus poderão participar de diversas ações ligadas à saúde e à beleza, como corte de cabelo e doação para confecção de perucas, maquiagem e limpeza de pele, bate papo com os responsáveis do ADAMA (Amigos da Mama), dicas de nutrição, estandes dos cursos de fisioterapia com massoterapia e yoga, Biomedicina com citopatologia, enfermagem com preventivo e vacinação da Covid e da gripe e show ao vivo.

Foto de Divulgação

O evento contará ainda com a exposição de fotografias de mulheres que viveram ou vivenciam o câncer ” Mural do Empoderamento”, realizada pelo curso de Publicidade e Propaganda da instituição de ensino superior. “Segundo os oncologistas, para grande parte das mulheres que vão tratar a doença o efeito colateral mais angustiante e temido é a perda do cabelo e, por isso, o uso de perucas ajuda a amenizar este momento. Queremos ajudar estas pacientes e seus familiares neste período em que estão extremamente vulneráveis emocionalmente”, comenta Thays Almeida, responsável pelo Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico (NAAP).

Foto de Divulgação

TRATAMENTO

Para evitar que haja uma queda numa quantidade muito grande, as toucas de resfriamento auxiliam na prevenção da perda de fios durante a quimioterapia, a técnica é feita com a colocação do acessório no couro cabeludo alguns minutos antes de cada sessão iniciar, e fica ligada a uma serpentina que sai de uma caixa de resfriamento, fazendo com que o couro cabeludo se mantenha em torno de 11°C.

Lidi – Foto de Divulgação

“Essa técnica, ao utilizar a baixa temperatura, em torno de 4°C, proporciona uma vasoconstrição no local, isso dificulta que as drogas usadas no tratamento de câncer penetrem e danifiquem o folículo capilar, assim a perda dos fios pode ser bem menor do que o normal. O paciente pode ficar com essa touca de resfriamento por toda a sessão”, explica a tricologista Lidi Bastos.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img