spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Morre médico Dr. Gilson Cantarino, ex-secretário de Estado de Saúde

spot_imgspot_img

Mais lidas

Morreu nesta sexta (22) o médico Gilson Cantarino O´Dwyer, ex-secretário de Saúde de Niterói e do Estado do Rio de Janeiro. A causa da morte não foi divulgada.

De acordo com a Prefeitura de Niterói, o Dr. Gilson Cantarino nasceu em Niterói e formou-se médico pela Universidade Federal Fluminense, na turma de 1975. Médico concursado do Ministério da Saúde e da Fundação Municipal de Saúde de Niterói, assumiu em 1984 a Secretaria Executiva do Projeto Niterói, pioneiro nas Ações Integradas de Saúde e responsável pela formulação de um novo modelo de assistência à saúde da população.

O prefeito niteroiense Axel Grael lamentou a morte do médico e decretou luto oficial na cidade de três dias. Anunciou, ainda, que uma unidade de saúde municipal receberá o nome de Gilson Cantarino. “Recebi com profunda tristeza a notícia sobre a partida do Dr. Gilson Cantarino. Vou decretar luto oficial de três dias devido ao grande trabalho realizado por ele em favor da saúde dos niteroienses. E o Hospital Oceânico passará a se chamar Dr. Gilson Cantarino”, disse.

Em 1999, assumiu o cargo de secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro onde permaneceu até 2002. Presidiu os Conselhos Estadual e Municipal de Secretários Municipais de Saúde, recebeu diversas comendas, destacando-se a do Mérito Médico da República Federativa do Brasil, a mais alta condecoração da saúde no País.

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde, de ontem Gilson foi presidente entre 2003 e 2005, também lamentou o falecimento do sanitarista. “Grande sanitarista, o Dr. Gilson deixa um legado de luta e defesa da saúde pública e compromisso com o Sistema Único de Saúde por meio de seu trabalho na gestão do SUS, nos âmbitos municipal e estadual”, pontuou em nota.

“A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro lamenta o falecimento do ex-secretário Gilson Cantarino e presta condolências à família, desejando-lhes conforto e coragem neste difícil momento”, declarou o Governo do Estado do Rio de Janeiro.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img