spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Movimento no Caminho Niemeyer é grande no segundo dia do Congresso Brasileiro de Trilhas

spot_imgspot_img

Mais lidas

Niterói recebe, desde quarta-feira (20/09) o 2º Congresso Brasileiro de Trilhas, no Caminho Niemeyer, no Centro da cidade. O evento é considerado o maior deste porte já realizado na América Latina e promete reunir cerca de 3 mil pessoas em diversos debates, mesas redondas e palestras.

Ao todo são quatro lugares diferentes tendo eventos simultaneamente. No Auditório 1 – Teatro Popular, Auditório 2 – Memorial Roberto Silveira, Auditório 3 – Cúpula Oscar Niemayer (Mezanino) e Auditório 4 – Auditório do Caminho Niemayer.

A Palestra sobre Altitude e Atitude – Montanhismo e Voluntariado foi ministrada pelo montanhista e professor Rodrigo Raineri. Ele contou sobre a importância do encontro na cidade de Niterói e sobre o movimento de trilhas em todo o país. “Nossa paixão é a trilha, conhecer pessoas e costumes. É uma paixão! E as pessoas as vezes acham que a gente que faz trilha não trabalha. Mas é todo um trabalho isso. Quanto menor o lugar mais solidárias elas são e quanto maior não. Hoje em dia temos medo de dar e pegar carona, coisa que era muito comum uns anos atrás”, frisou.

No Auditório 2, Fernando Maia, gestor da Resex pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), também contou sobre a relevância do evento e abordou contou sobre a regulamentação da Trilha Chico Mendes para a operacionalização desde 2009. “Foram muitas questões, esbarramos em questões políticas, levamos facada nas costas e é um trabalho árduo”, frisou.

Além das palestras, na parte externa muitas outras ações estão acontecendo. Atividades como gravação em madeiras, exposição de plantas e aluguel de bicicletas estão entre as opções. “Esse evento é muito importante para divulgar o mercado das trilhas e a conscientização da natureza. A bike está diretamente ligada nisso, com um transporte que não prejudica o meio ambiente e que ainda melhora a saúde”, contou o empresário Marcello Almo, da Niterói Experience.

O evento é organizado pela Associação Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso, pela Prefeitura Municipal de Niterói e pela a Empresa de Lazer e Turismo (Neltur). A intenção é implementar as trilhas de longo curso de maneira ecologicamente sustentável e benéfica para a biodiversidade.

A programação pode ser acompanhada através do site https://www.even3.com.br/2congressobrasileirodetrilhas/

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img