spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

MPF promove debate sobre intervenção federal militar no RJ

spot_imgspot_img

Mais lidas

Foto: Fernando Frazão / Agência Brasil

O Hotel Windsor Guanabara, no centro do Rio de Janeiro, recebera entre os dias 28 e 30 de novembro o debate “Intervenção federal na segurança pública: desafios ao MPF na proteção dos direitos humanos e no controle externo da atividade policial”, promovido pelo Ministério Público Federal (MPF). Estão previstas as participações de membros do MP, especialistas em segurança pública, organizações não-governamentais e representantes da sociedade civil. O objetivo é discutir o impacto da intervenção federal no Rio de Janeiro, principalmente no tocante à proteção aos direitos humanos e ao controle externo da atividade policial exercido pelo Ministério Público.

Foram convidados a participar da mesa de abertura a procuradora-geral da República, Raquel Dodge (presença a confirmar); o interventor federal no Rio de Janeiro, general do exército Walter Souza Braga Netto (presença a confirmar); o procurador-geral da Justiça do MP do Rio, José Eduardo Ciotola Gussem; e o subprocurador-geral da República Domingos Silveira, coordenador da Câmara de Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional do MPF (7CCR), responsável pela realização do colóquio. 

Em três dias, serão discutidos temas como proteção de direitos humanos em tempos de intervenção federal, modelos de controle da atividade policial e limites da atuação do MP na temática, combate e prevenção à tortura, o controle externo nas operações decorrentes de decretos de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), entre outros. Participam das mesas de debates representantes da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão e da Câmara Criminal do MPF, do Conselho Nacional do Ministério Público, da Defensoria Pública e de entidades como Anistia Internacional Brasil, Observatório da Intervenção, Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), além de lideranças comunitárias.

O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail 7ccr@mpf.mp.br. A programação do colóquio prevê também a realização de atividades culturais, como a exibição do documentário “Nossos mortos têm voz”, dirigido por Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, e rodas de conversa. O Hotel Windsor Guanabara fica na Av. Presidente Vargas, 392 – Centro, Rio de Janeiro.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img