spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Mudanças climáticas são tema de debate em Niterói

spot_imgspot_img

Mais lidas

Ações de combate às mudanças climáticas são tema de debate em Niterói. Foram publicados em Diário Oficial, na última semana, os decretos de criação do Comitê Intersecretarial de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas – COMCLIMA e do Fórum das Juventudes em Mudanças Climáticas de Niterói. As duas instâncias vão concentrar discussões sobre o tema no âmbito da administração municipal e com os jovens da cidade.  

O COMCLIMA se insere em uma das principais propostas da Secretaria Municipal do Clima: atuar de forma transversal com as demais áreas do governo, discutindo adaptações às mudanças climáticas. Todos os órgãos da Prefeitura de Niterói terão representantes no comitê, que deve ter o regimento interno de funcionamento aprovado em até 60 dias.

“Muitas secretarias municipais de Niterói já desenvolvem ações de mitigação das emissões de gases de efeito estufa, e esse comitê traz a discussão em uma perspectiva integrada. Nossa ideia é sempre abraçar as ações de forma participativa. É um grande desafio para todos, mas já estamos conseguindo construir um diálogo conjunto”, pontua o secretário municipal do Clima, Luciano Paez.

O grupo executivo do COMCLIMA, que vai contar com representantes de 10 secretarias, vai alinhar em curto prazo as iniciativas de governo relativas à implantação de ações de adaptação e mitigação de emissões de gases de efeito estufa.

O Fórum das Juventudes em Mudanças Climáticas de Niterói, por sua vez, terá o objetivo de mobilizar e sensibilizar a juventude niteroiense para discutir os problemas decorrentes das mudanças do clima e o desenvolvimento sustentável. O coordenador da Juventude, Eduardo Oliveira, defende que o fórum é uma iniciativa importante para a transformação da realidade através da discussão, da formulação de projetos e proposição de novos modelos de consumo e práticas para amenizar impactos das mudanças climáticas.  

“Há um grande potencial na juventude das cidades que vivem e elaboram seus espaços para, através de pequenas práticas individuais e/ou coletivas, mudar toda a realidade mundial. Niterói é pioneira em muitos aspectos. Foi a primeira cidade do país a criar uma pasta de Juventude quando o debate ainda nacional; a primeira a criar uma secretaria do clima, para pensar, destacar e influir diretamente sobre projetos do tema; e agora mais uma vez é a primeira a instituir um espaço de Juventude para pensar novos modelos para evitar os efeitos negativos das mudanças climáticas”, destaca.

A Plenária do Fórum das Juventudes em Mudanças Climáticas de Niterói será composta por 20 membros: 5 do poder público, 5 da Academia, 5 de organizações da sociedade e 5 da iniciativa privada. O preenchimento das vagas para representação de cada setor será realizado por meio de edital de chamamento público a ser publicado pela Secretaria do Clima em até 60 dias.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img