spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Mudas de espécies raras em extinção serão plantadas em Niterói

spot_imgspot_img

Mais lidas

Foto: Luciana Carneiro / Divulgação PMN

Uma parceria da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) de Niterói e a operadora de telefonia Claro irá plantar 240 mudas de espécies raras na cidade nos próximos meses. Todas as espécies contempladas correm risco de extinção. Seis áreas da cidade receberão as mudas.

São mudas de Ipê Roxo, Pau Brasil, Jacarandá, Cedro, Jequitibá Vermelho, Jatobá, Peroba Rosa, Mogno Brasileiro, Andiroba, Canela Imbuia, entre outras. Os locais contemplados são o Campo de São Bento, os Hortos do Fonseca, do Barreto e de Itaipu, além do Parque das Águas e Parque da Cidade.

“Cada um desses espaços receberá 40 mudas. Todas as mudas têm, no mínimo, 1,50 metro e estão prontas para o plantio em área urbana. Esta ação contribuirá para cumprir nossa meta anual com o projeto Verde que te quero ver”, afirma Dayse Monassa, secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos.

Toda a atuação da equipe de arborização é acompanhada por biólogos que seguem protocolo de segurança. “Todas as árvores que são suprimidas na cidade têm laudo técnico e são fotografadas antes e depois. As supressões são realizadas apenas quando as árvores apresentam risco ou em casos em que comprometem a acessibilidade”, esclarece a secretária.

Para cada árvore suprimida, são plantadas, em média, até seis outras árvores. Porém, nem sempre o plantio de uma muda é realizado no mesmo local onde a árvore foi retirada, tendo em vista a incompatibilidade urbana da via. Na Avenida Ary Parreiras, em Icaraí, por exemplo, 200 mudas foram plantadas.

“Niterói conta com um arboreto antigo, com muitas árvores plantadas na mesma época e de espécies que não são ideais por apresentarem crescimento rápido, mas com ciclo de vida curto. Nesta época em que muitas foram plantadas, a densidade da cidade era menor e havia menos poluição, desta forma os conflitos eram menores”, conta o secretário executivo de Niterói, Axel Grael, ressaltando que, atualmente, está sendo realizado o georreferenciamento de todas as árvores da cidade para otimizar o acompanhamento de cada uma delas.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img