spot_imgspot_img

Leia a nossa última edição #70

spot_img
spot_imgspot_img

Mutirão contra a Sífilis em Maricá

spot_imgspot_img

Mais lidas

Foto: Divulgação

Todas as unidades de saúde do município de Maricá irão realizar nesta sexta-feira (19) o combate contra a Sífilis de forma gratuita. Os interessados em realizar o teste, basta comparecer a qualquer posto de saúde, levando um documento de identidade.

Segundo a gerente do Programa de IST/AIDS e Hepatites Virais, Claudia dos Santos Rodrigues, o teste para verificar a doença é rápido e indolor. “Com apenas um furinho no dedo e 20 minutos depois, o paciente terá seu resultado. Sífilis tem cura”, disse.

A sífilis é uma doença que tem cura. Ainda conforme a gerente, o objetivo do trabalho é testar, tratar e curar reduzindo a sífilis adquirida e eliminando a sífilis congênita. “Desta forma, estamos solidificando a estratégia de ampliação e qualificação do diagnóstico e o aumento da testagem, principalmente nas grávidas (ainda no primeiro trimestre da gestação), em populações-chave – gays e outros homens que fazem sexo com homens, pessoas trans, trabalhadores do sexo e pessoas que usam álcool e outras drogas”, finalizou.

Causada pela bactéria Treponema pallidum, a sífilis é uma doença sexualmente transmissível através do contato físico intimo sem o uso de preservativos. Os primeiros sintomas são feridas indolores no pênis, no ânus ou na vulva que, se não forem tratadas, acabam por desaparecer espontaneamente, mas retornam após semanas, meses ou mesmo anos nas suas formas secundária ou terciária, que são mais graves. Quando surge durante a gravidez, pode infectar o feto gerando, assim, a sífilis congênita. Causando má-formação, abortou ou, até, a morte do bebê.

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img
spot_imgspot_img

Últimas notícias

spot_imgspot_img
spot_imgspot_img